É OFICIAL!

Aposentadoria do INSS na casa dos 50: Conquiste benefício em apenas 2 passos online

20/11/2024 às 9h30

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
Milhões de cidadãos já podem solicitar a Aposentadoria Especial do INSS (Foto: Divulgação)

Uma longa lista de pessoas têm direito ao pagamento vitalício, antes de atingir a idade mínima geral

O INSS, que é responsável pelas aposentadorias no Brasil, tem algumas regras ocultas que muita gente desconhece. Uma delas diz respeito à liberação do salário aos cidadãos de forma antecipada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já na faixa dos 50 anos, é possível dar entrada no pedido. Essa regra é antiga, mas segue em vigor. O benefício, chamado de Aposentadoria Especial, vale para os trabalhadores que exercem funções em condições insalubres e prejudiciais à saúde.

Segundo o Uol, a lista engloba agentes químicos, físicos, biológicos e atividades consideradas perigosas, como as rurais. Pela regra geral, o salário do INSS passou a ter aprovação para homens e mulheres, entre 62 e 65 anos, com pelo menos 15 de contribuição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, para os trabalhadores especiais, ele é garantindo antecipadamente, caso haja a comprovação necessária. De acordo com o Ministério da Previdência Social, somente dos profissionais do campo, já são mais de 30,3 milhões de pessoas em atividades atualmente.

INSS, Aposentadoria Rural, Especial
Aposentadoria Especial tem idade mínima diferente das demais (Foto: Agência Brasil)

O que muda?

Assim como em outras profissões, o cálculo também é por idade e soma do tempo que efetivamente exerceu as atividades. Porém, por se tratar, na maioria das vezes, de exercício corporal, há prioridade na questão da idade, prevendo o momento em que não há mais como seguir trabalhando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O cidadão que trabalha exposto a agente prejudicial à saúde, como calor, ruído ou substância tóxica, pode ter direito a se aposentar mais cedo. Com 180 meses de contribuição, já é possível ter acesso à aposentadoria especial”, revela o Ministério da Previdência.

No entanto, o número mínimo de contribuições exigidas varia de acordo com o agente ao qual o segurado permaneceu exposto, divididos entre 15, 20 ou 25 anos. “Para cada uma delas, é exigida a comprovação de tempo de atividade profissional com exposição permanente”, aponta o texto.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS
O INSS é responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões, entre outros (Foto: Agência Brasil)

Afinal, como solicitar a aposentadoria do INSS?

Segundo a instituição, a solicitação do benefício tem 2 passos iniciais:

  • Através do aplicativo Meu INSS ou no site;
  • Pelo Telefone 135, da Central de Atendimento.

Conclusão

Entre as exigências, vale ressaltar, aparecem os documentos de identificação, como RG, CPF e comprovante de residência, além de outros mais específicos, como cartas referentes aos trabalhos realizados e aqueles mais específicos, como atestados e certidões. O tempo médio para a concessão do primeiro salário, como divulgado, é de 43 dias, após a aprovação.

+ Veja outras notícias sobre pagamentos e benefícios!

aposentadoria especial
Destaque
INSS

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.