ATENÇÃO!
Fim da idade mínima: Aposentadoria com 15 anos de contribuição no INSS é realidade a 7 profissões em 2025
02/02/2025 às 8h45

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja quais profissões podem garantir aposentadoria com apenas 15 anos de contribuição no INSS
Sem dúvidas, o sonho da maioria dos trabalhadores é conquistar a aposentadoria. Imagina só, que incrível, conquistar o descanso desejado com apenas 15 anos de contribuição no INSS.
Agora em 2025, graças a legislação em vigor, é possível que uma lista de 7 profissões conquiste a aposentadoria com 15 anos de contribuição atuando em algum dos sete trabalhos da lista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse benefício visa aqueles trabalhadores que exerceram atividades de grande risco por no mínimo 15 anos. Trata-se da aposentadoria especial do INSS, a famosa modalidade da insalubridade.
O benefício visa os trabalhadores que exercem atividades que os expõem a agentes perigosos a saúde, como radiações, agentes químicos, calor excessivo ou outras condições prejudiciais aos humanos.

Aposentadoria especial
Em 2019, após a Reforma da Previdência, a modalidade de aposentadoria ganhou um requisito a mais. Assim, além do tempo de contribuição, também precisa de uma idade mínima.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula ciente: Novo decreto do INSS baixa suspensão que atinge o salário dos 60+ em 2025

Lula ciente: INSS pode impedir trabalhadores de se aposentarem com MEI por atitude imperdoável

Lula ciente: 2 passos para se aposentar no INSS sem depender da idade mínima em 2025
Conforme apurado pelo TV FOCO, dá para se aposentar bem antes dos 60. Sete grupos de profissionais conseguem se aposentar com 15 anos de contribuição, tendo apenas 55 anos de idade.
Veja a lista divulgada pelo INSS:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Britador;
- Carregador de Rochas;
- Cavouqueiro;
- Choqueiro;
- Mineiros no subsolo;
- Operador de britadeira de rocha subterrânea;
- Perfurador de Rochas em Cavernas.
Condições da aposentadoria especial
Vale destacar que, não somente essas 7 profissões garantem um descanso antecipado, mas existem outras, que também se encaixam em outros critérios da aposentadoria especial do INSS.
Como mencionamos, após a Reforma algumas mudanças chegaram. Para aqueles que já trabalhavam existe um sistema de pontos, e para aqueles que começaram a trabalhar depois, há a idade mínima.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, além da faixa de 15 anos de contribuição e trabalho em condições especiais, a modalidade de aposentadoria possui mais duas faixas, sendo de 20 e 25 anos de contribuição e exposição. Veja:
Para quem começou a trabalhar antes da Reforma da Previdência de 2019 (regra de transição)
- 25 anos de atividade especial + 86 pontos, em caso de risco baixo;
- 20 anos de atividade especial + 76 pontos, em caso de risco médio; ou
- 15 anos de atividade especial + 66 pontos, em caso de risco alto.
Os pontos são o resultado da soma da idade + o tempo de atividade de risco do trabalhador.
Para quem começou a trabalhar depois da Reforma da Previdência de 2019
- 25 anos de atividade especial + 60 anos de idade, em caso de risco baixo;
- 20 anos de atividade especial + 58 anos de idade, em caso de risco médio; ou
- 15 anos de atividade especial + 55 anos de idade, em caso de risco alto.
Considerações finais
A aposentadoria especial do INSS permite que trabalhadores expostos a condições insalubres se aposentem com apenas 15 anos de contribuição, desde que estejam em profissões de alto risco.
Ademais, profissões como mineradores e operadores de máquinas pesadas se beneficiam dessa modalidade, com a possibilidade de aposentadoria aos 55 anos após 15 anos de trabalho.
As regras variam conforme o tempo de contribuição e o grau de risco da atividade.

Como acessar o Meu INSS?
Em resumo, você pode acessar a plataforma da Previdência Social, “Meu INSS”, pelo site oficial (meu.inss.gov.br) ou pelo aplicativo disponível para Android e iOS.
Em seguida, use seu CPF e senha cadastrados na plataforma gov.br. Caso não tenha cadastro, crie um no próprio site para acessar os serviços.
A partir do login no Meu INSS, você consegue acessar uma série de serviços da autarquia. Inclusive, solicitar a sua aposentadoria ou caso já esteja aposentado ver as informações do seu benefícios.
CLIQUE AQUI e veja diversas outras informações sobre o INSS.
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.