Mesmo com processo difícil, existem alguns casos que trabalhadores conseguem se aposentar mais cedo
A aposentadoria é um dos momentos mais esperados pelos trabalhadores. Mas, poucos sabem que o INSS concede o direito para aqueles com mais de 50 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pessoa deve atender um grupo específico de trabalhadores, além do critério da faixa etária. Desse modo, nós iremos esclarecer as suas dúvidas.
CASOS DE APOSENTADORIA
Existem duas possibilidades de aposentadorias para quem está na faixa etária entre 40 e 50 anos de idade: a regra de transição por pontos e pelo pedágio de 50%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A a pontuação é a somatória da idade + tempo de contribuição, uma segurada mulher precisa somar 90 pontos para se aposentar em 2023, enquanto os homens precisam de 100.
Por exemplo, se você tiver 30 anos de contribuição, você pode se aposentar com 60 anos. Já no caso do homem, se ele poderá se aposentar com 70 anos respectivamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fato é que essa possibilidade é difícil de ser conquistada. Mas, os históricos previdenciários dos segurados têm uma sequência de acontecimentos diferentes uns dos outros.
A regra do pedágio de 50% também não exige idade mínima. Desse modo, a regra estabelece o tempo de contribuição + o pedágio de 50%.
Para as mulheres, é preciso 30 anos de contribuição, 180 meses de carência + pedágio de 50%, que é metade do tempo que faltava para atingir 30 anos de tempo de contribuição na data da Reforma da Previdência.
Já para os homens é preciso 35 anos de contribuição, 180 meses de carência + pedágio de 50%, que é metade do tempo que faltava para atingir 35 anos.
Além disso, aquelas pessoas que trabalham em condições especiais, exposto a agentes insalubres e/ou agentes periculoso, possuem uma aposentadoria especial.
Ou seja, existem pessoas que trabalham diariamente com riscos, como por exemplo, um eletricista, podem tirar a aposentadoria mais cedo do que os demais.
COMO SOLICITAR A APOSENTADORIA ESPECIAL DO INSS?
O segurado pode solicitar a aposentadoria especial pela plataforma Meu INSS, seja pelo site ou pelo aplicativo e seguir esses passos:
- Entre no site do Meu INSS; Faça seu login e selecione no canto esquerdo “Agendamentos/Requerimentos”;
- Clique em “Novo requerimento” e selecione o benefício “Aposentadoria por Tempo de Contribuição” (esta opção serve tanto para a aposentadoria comum tanto para Aposentadoria Especial);
- Preencha seus dados; Selecione uma agência do INSS e um horário de atendimento; Anexar documentos para justificar o seu pedido