Saiba como antecipar a sua aposentadoria pelo INSS e garanta já o descanso merecido
De todos os benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a aposentadoria é um dos maiores desejos dos inúmeros trabalhadores brasileiros. Porém você sabia que é possível antecipa-la?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois é, de acordo com o portal FDR, existe uma maneira de você conseguir o descanso merecido de forma antecipada e é sobre isso que iremos falar agora.
Entendendo como funciona a aposentadoria pelo INSS
Primeiramente é válido saber que a aposentadoria do INSS, em suma, é cedida aos cidadãos que exerceram a sua profissão de maneira formal, com contribuições feitas de forma mensal por décadas da sua vida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas é possível sim que você consiga realizar a sua aposentadoria de maneira privada, facilitando assim a sua vida e o seu meio de vida.
Para você que está no mercado informal ou se enquadra no grupo de Microempreendedores Individuais (MEI), saiba que dá para realizar as suas contribuições de forma espontânea.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isto porque quando se é um funcionário formal, o cidadão não precisa realizar o abatimento salarial. Ou seja, a preocupação recai mais para o empregador.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● FIM dos R$ 1.412 todo mês: Aposentados do INSS recebem notícia e é isso que acontecerá em 2025
● Já pode dar adeus: Comunicado do Detran dá fim aos cartórios para os motoristas e traz substituto histórico
● FIM dos 5 dias úteis: Nova lei trabalhista armada deixa CLT’s em festa com folga EXTRA e semana de 4 dias
Porém, a iniciativa de um trabalhador informal pode mudar a sua realidade após anos de contribuições. A pessoa está apta aos mesmos recebimentos de um cidadão que trabalhou sob regimes CLT, caso faça esses pagamentos de forma regular, com datas fixas e firmando um compromisso que parte do próprio trabalhador informal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas como conseguir a aposentadoria antecipada afinal?
Agora vamos a informação que todos esperam, como mencionamos acima existem formas de se conseguir antecipar o descanso merecido que tantos trabalhadores almejam e ainda por cima é bem mais simples e rápido do que você imagina.
Esta maneira ocorre quando você contribui com um valor acima do necessário. Atualmente, caso você seja um trabalhador formal e com sua carteira de trabalho assinada, 7,5% do seu salário é pago ao INSS.
Ou seja, caso você consiga separar uma parte do seu salário, além dos 7,5% já depositados, você terá o tempo de contribuição reduzido e conseguirá se aposentar mais cedo recebendo o piso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), através da “Contribuição Voluntária”.
Para isso, você deve entrar em contato com a agência do INSS mais próxima de você e solicitar informações sobre como proceder.
De acordo com o portal Mig, uma outra forma de adiantar a aposentadoria é através de investimentos, ou seja, se você tem algum dinheiro guardado, pode aplicá-lo em investimentos de longo prazo, como previdência privada ou fundos de investimento, que podem ajudar a aumentar seu patrimônio e a garantir uma renda extra na aposentadoria.
Agora, se você já possui o tempo de contribuição suficiente para se aposentar, você já pode solicitar a sua aposentadoria diretamente no site ou aplicativo do “MEU INSS”, ou agendar atendimento em uma agência do INSS mais próxima de você
Lembre-se de ter em mãos todos os seus documentos como:
- Carteira de Trabalho
- CPF
- RG
- Comprovantes de residência
- Comprovante de contribuição.