IMPORTANTE!
Aposentadoria pelo INSS antes dos 50: Como conseguir ainda em 2024 em poucos passos
28/10/2024 às 10h00
Tudo o que você precisa saber para conseguir se aposentar pelo INSS antes dos 50
A saber, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é a autarquia do Governo Federal responsável pelo repasse das aposentadorias, pensões, benefícios previdenciários e assistenciais dos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em suma, o INSS é o órgão responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários. Esse órgão foi fundado em 27 de junho de 1990 e oficializado pela publicação do Decreto n° 99.350. Dentre os benefícios concedidos pelo INSS, podemos citar o Benefício de Prestação Continuada.
Solicitando aposentadoria no INSS
Assim, a solicitação de aposentadoria no INSS pode ser feita de forma online, diretamente pelo site ou aplicativo Meu INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, esse processo facilita bastante a vida do contribuinte, evitando a necessidade de comparecimento a uma agência. Abaixo, segue um passo a passo para o procedimento:
- Acesse o Meu INSS: Entre no site oficial (meu.inss.gov.br) ou baixe o aplicativo disponível para Android e iOS.
- Faça login: Use sua conta Gov.br. Se não tiver, será necessário criar uma nova conta.
- Solicite a aposentadoria: No menu principal, selecione a opção “Pedir Aposentadoria” e siga as instruções para preencher os formulários necessários.
- Envie a documentação: É necessário anexar documentos como: Carteira de trabalho, comprovantes de contribuição e documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência).
- Acompanhe o pedido: Após enviar, você pode acompanhar o status do seu pedido diretamente pelo Meu INSS.
Aposentadoria antes dos 50 anos?
A título de informação, existe um tipo de aposentadoria que se chama aposentadoria especial. Assim, é um dos benefícios previdenciários oferecidos pelo INSS, voltado para profissionais que atuam em atividades consideradas de risco à saúde ou à integridade física.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tal modalidade faz com que o trabalhador tenha direito ao benefício antes dos 50 anos, desde que cumpra os requisitos exigidos. Dessa forma, a legislação prevê que, em função dessas condições, o tempo de contribuição necessário para esses trabalhadores seja reduzido, possibilitando que a aposentadoria seja concedida de forma antecipada.
Quem pode receber aposentadoria especial?
De acordo com informações do portal FDR, a nova lei da aposentadoria especial beneficia uma ampla gama de profissionais, incluindo:
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 22 mil para salvar idosos acima de 60: INSS arma pagamento EXTRA aos aposentados em apenas 1 passo pelo celular
● INSS emite comunicado e crava alerta severo com PROIBIÇÃO que atinge os idosos 60+ em 2024
● Saque EXTRA do INSS libera R$ 22 mil na conta de aposentados e pensionistas para salvar bolso de milhares
- Trabalhadores da indústria: metalúrgicos, mineradores, trabalhadores da construção civil e aqueles expostos a amianto são alguns exemplos;
- Profissionais da saúde: médicos, enfermeiros, técnicos de laboratório e outros que trabalham em contato com agentes patogênicos;
- Servidores públicos: aqueles que exercem atividades em condições insalubres, como bombeiros, policiais e agentes penitenciários.
Como solicitar a aposentadoria especial?
Para solicitar a aposentadoria, você deve reunir os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS, entre outros documentos específicos dependendo do tipo de aposentadoria que você está solicitando.
Com isso, você pode entrar em contato com o INSS através do site ou aplicativo ‘Meu INSS‘ para realizar a sua solicitação de aposentadoria.
O que você viu?
- INSS é a autarquia do Governo Federal responsável pelo repasse das aposentadorias, pensões, benefícios previdenciários e assistenciais dos brasileiros;
- Aposentadoria especial é um benefício voltado para profissionais que atuam em atividades consideradas de risco à saúde ou à integridade física.
- Para solicitar basta os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS, entre outros documentos específicos dependendo do tipo de aposentadoria que você está solicitando.
CLIQUE AQUI PARA FICAR SABENDO DE TUDO A RESPEITO DAS NOTÍCIAS DO INSS.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: