ALERTAS

Sombra e água fresca: Aposentadoria do INSS antes dos 50 em apenas 2 passos

Alguns trabalhadores podem se aposentar pelo INSS mais cedo (Foto: Reprodução / Gov / Canva / Montagem TV Foco)

Alguns trabalhadores podem se aposentar pelo INSS mais cedo (Foto: Reprodução / Gov / Canva / Montagem TV Foco)

A aposentadoria é um momento esperado por muitos trabalhadores

Já pensou ficar com sombra e água fresca? Aposentadoria do INSS antes dos 50 anos é realidade e em apenas 2 passos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde a Reforma da Previdência de 2019, muitos aposentados perderam a esperança de se aposentar cedo, no entanto, ainda é possível garantir a aposentadoria aos 50 anos.

Desse modo, a antecipação da aposentadoria antes dos 50 anos está sujeita a novas condições e critérios dos trabalhadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em INSS e das informações do portal FDR, detalha agora como conseguir se aposentar na casa dos 50 anos.

Com isso, mulheres com mais de 30 anos de contribuição e homens com mais de 35 agora podem se aposentar sem precisar atingir a idade mínima anteriormente exigida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa alteração valoriza o esforço contínuo dos trabalhadores ao longo de suas carreiras.

QUAIS SÃO OS 2 PASSOS PARA GARANTIR A APOSENTADORIA ANTECIPADA?

Tempo de Contribuição + Idade Mínima: A idade para se aposentar aumenta progressivamente, subindo seis meses a cada ano.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, é necessário a idade mínima progressiva para mulheres com 58 anos e 6 meses de idade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de pedágio de 100% para mulheres com 57 anos de idade e pedágio de 100% para homens com 60 anos de idade.

Pedágio 50%: Direcionada a quem estava próximo de se aposentar em 2019, essa regra adiciona um “pedágio” de 50% sobre o tempo que faltava para a aposentadoria naquela época.

Portanto, é preciso cumprir 50% do tempo que faltava para completar 30 anos de contribuição na data em que a Reforma passou a valer desde 13 de novembro de 2019.

INSS garante uma aposentadoria mais cedo (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

QUAL É A OUTRA FORMA DE SE APOSENTAR MAIS CEDO PELO INSS?

A Aposentadoria Especial é destinada para trabalhadores que lidam com explosivos, eletricidade, materiais ionizantes, substâncias radioativas e materiais inflamáveis, ambientes com ruídos ou calor excessivos, transporte de valores, além de vigilância patrimonial ou pessoal, armada ou desarmada.

Além desses, qualquer outro tipo de atividades que sejam consideradas de riscos e sejam contempladas pela Aposentadoria Especial.

Para solicitar a mesma, o trabalhador deverá acessar o aplicativo Meu INSS e realizar a solicitação de Aposentadoria por Tempo de Contribuição.

Aposentadoria Especial (Foto: Reprodução / Canva)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Muita gente costuma pensar em aposentadoria somente quando entra na terceira idade, ou seja, após os 60 anos de idade. Porém, existem formas de se aposentar mai cedo pelo INSS.

Ocorre que muita gente não sabe, mas existe a Aposentadoria Especial, para profissionais que trabalham expostos a agentes prejudiciais à saúde.

Além disso, mulheres com mais de 30 anos de contribuição e homens com mais de 35 agora podem se aposentar sem precisar atingir a idade mínima anteriormente exigida.

“Veja matéria completa sobre regras do INSS em vigor na era Lula traz 3 alertas para liberar aposentadoria aos 55″.

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile