Entenda mudanças envolvendo a aposentadoria do INSS e o que será necessário para finalmente conseguir o benefício
Uma das maiores preocupações para os brasileiros é a tão sonhada aposentadoria. No entanto, as datas e o tempo de contribuição para o INSS acabam confundindo muita gente.
Este ano, uma nova mudança afetou diretamente a instituição e os cidadãos precisam saber o que acontece. Por isso, é preciso sempre ficar atento às notícias que saem a respeito da Previdência Social.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo um artigo do site Escobar Advogados, a alteração foi feita na aposentadoria por tempo de contribuição pela regra da idade mínima progressiva. Com isso, em 2023, mulheres já podem se aposentar aos 58 anos, desde que tenham pelo menos 30 de contribuição.
Enquanto isso, para os homens, será de 63 anos e 35 de contribuição. Ainda de acordo com a publicação, a idade mínima exigida subirá seis meses a cada ano, até chegar aos 62 anos para as beneficiárias e aos 65 para os auxiliados, sendo somente em 2027.
Apesar disso, é muito importante que o contribuinte busque a ajuda de um servidor para auxiliá-lo. Essas mudanças já estão sendo colocadas em prática para os brasileiros.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central ciente: Bradesco arma fechamento vital de mais de 10 agências em Recife-PE em 14 dias
● Zema ciente em MG: Rival n°1 da Hering fecha 29 lojas em Shoppings incluindo unidade famosa de Belo Horizonte
● “Aumento”: Renata Vasconcellos paralisa JN com veredito do INSS que atinge em cheio trabalhadores CLT e idosos 60+
Mudanças sobre a contruibuição para a aposentadoria do INSS (Foto: Shutterstock / Cesarvr)
Saiba mais
Na semana passada, William Bonner fez um importante alerta. Para quem não viu, o apresentador do Jornal Nacional divulgou que os servidores do INSS estão ligando para quem se afastou do trabalho e está na fila de espera para receber o benefício há mais de 45 dias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como foi informado, os atendentes propõem a troca da análise presencial pelo envio do atestado médico, facilitando que o beneficiário consiga anexar os documentos através do aplicativo ou pelo site. Para evitar golpes, não é pedido nenhum dado pessoal na conversa.
Homens e mulheres devem ficar atentos às novas datas do INSS (Foto: Divulgação / Previdência Social)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é o INSS?
É a instituição pública responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários como aposentadoria, seguro desemprego, auxílio-doença, pensão por morte e outras necessidades.