Tudo sobre a aposentadoria do INSS que já é garantida aqueles que tem 53 anos de idade e cumprirem dois passos simples
A saber, a aposentadoria especial do INSS é um dos benefícios previdenciários destinado aos trabalhadores que, ao longo da carreira, foram expostos de modo regular e constante a agentes nocivos à saúde ou à integridade física.
Assim, nesta quarta-feira (10), vocês saberão detalhes sobre a aposentadoria do INSS que é garantida aos 53 anos a quem cumprir esses 2 passos simples e simplesmente pode cair como um verdadeiro presente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal Agência GOV, aqueles trabalhadores estão próximos de se aposentar devem ficar atentos às regras previstas na Emenda Constitucional nº 103, de 2019, já que algumas delas passam por ajustes todos os anos.
Para quem não sabe, desde 1º de janeiro de 2024, as normas para professores e por tempo de contribuição foram alteradas.
Pois bem, dito isso, com a aprovação da Reforma da Previdência, em novembro de 2023, também houve alterações do Regime Geral do setor privado e dos servidores públicos federais. Para quem já está aposentado não haverá nenhuma muda, nem para quem já reuniu os requisitos para se aposentar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No que diz respeito a aposentadoria por tempo de contribuição, segundo a fonte, a regra de transição por pontos da aposentadoria por tempo de contribuição, o somatório da idade mais o tempo de contribuição passou de 90 para 91 pontos para mulheres, e de 100 para 101 pontos para os homens.
Dito isso, fica assegurado o direito à aposentadoria quando forem preenchidos, cumulativamente, os seguintes requisitos: 30 anos de contribuição, no caso das mulheres, e 35 anos de contribuição, para os homens. O somatório da idade e do tempo de contribuição, incluídas as frações, equivalente a 91 pontos, se mulher, e 101 pontos, se homem.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a mudança, aposentadoria por idade da aposentadoria por tempo de contribuição, a idade mínima exigida passou de 58 anos de idade para 58 anos e 6 meses para as mulheres e de 63 para 63 e 6 meses para os homens.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, no que diz respeito aos professores, na regra de transição por pontos da aposentadoria por tempo de contribuição dos professores, o somatório da idade mais o tempo de contribuição passou de 85 para 86 pontos para as mulheres, e de 95 para 96 pontos para os homens.
Pois bem, assim, a idade mínima exigida por tempo de contribuição passou de 53 anos de idade para 53 anos e 6 meses para as mulheres e de 58 para 58 e 6 meses para os homens. Portanto, a aposentadoria será devida ao professor que cumprir, cumulativamente, os requisitos: 53 anos e 6 meses, se mulher, e 58 anos e 6 meses de idade, se homem; e 25 anos de contribuição, se mulher, e 30 anos de contribuição, se homem.
Por fim, salientamos ainda que as aposentadorias pagas em todo o Brasil, em novembro de 2023, data da última informação disponível, foi de R$22.965.920.
Como solicitar aposentadoria pelo INSS?
Confira o passo a passo da solicitação do benefício, considerando o benefício genérico (aposentadoria por idade).
- 1º passo: login.
- 2º passo: requerimento.
- 3º Passo: atualização de dados.
- 4º Passo: inclusão de informações e documentos.
- 5 º Passo: confirmar os vínculos que estão registrados no INSS.