INSS libera aposentadoria por incapacidade permanente sem a necessidade de idade mínima para milhares de trabalhadores, que cumprirem regras
Desde a Reforma da Previdência, as regras para garantir a aposentadoria do INSS ficaram mais rigorosas. Mas, poucos sabem que é possível garantir o benefício sem a idade mínima, caso cumpram algumas regras do instituto.
Existem cinco maneiras para garantir a aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social, são elas: através da idade mínima; tempo de contribuição mais a idade mínimo; pedágio de 50%; pedágio de 100%; e regra dos pontos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, nesta terça-feira, 09, iremos falar sobre a aposentadoria por incapacidade permanente, que não requer a idade mínima. O benefício é destinado para o brasileiro incapaz de exercer qualquer atividade laborativa.
De acordo com informações do portal oficial do INSS, o segurado também não pode ser reabilitado em outra profissão por conta da incapacidade permanente.
Desse modo, o segurado deverá cumprir dois passos, passar por uma avaliação médica realizada pelo INSS para atestar a sua incapacidade total. Além de estar nos critérios específicos da agência para a concessão, que leva em consideração a natureza e gravidade da doença ou lesão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O benefício é pago enquanto persistir a incapacidade e o segurado pode ser reavaliado pelo INSS a cada dois anos para ter certeza se enquadra nas regras da aposentadoria por incapacidade permanente.
COMO GARANTIR O BENEFÍCIO
Para solicitar o benefício é simples. Veja o passo a passo:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Acesse o Meu Inss;
- Faça login e selecione o requerimento Pedir Benefício por Incapacidade;
- Em seguida, escolha Benefício por Incapacidade Permanente;
Além disso, o segurado será previamente comunicado nos casos em que for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
REGRAS
Os segurados que possuírem a doença ou lesão que geraria o benefício antes de se filiarem à Previdência Social não garantem o benefício. Apenas quando a incapacidade resultar do agravamento da enfermidade.
O beneficiário também poderá ser encerrado a partir do momento em que o cidadão recupere a capacidade ou volte ao trabalho.
De acordo com a lei e RPS, o aposentado por incapacidade permanente deve ser reavaliado pela perícia médica do INSS a cada dois anos para comprovar que permanece incapacitado.
Porém, os segurados com idade a partir dos 55 anos com mais de 15 anos em benefício por incapacidade e os segurados com HIV/AIDS são isentos dessa obrigação.
Como falar diretamente com atendente do INSS?
No Brasil, existem milhares de cidadãos que recebem o pagamento do INSS. Mas, muitos possuem dúvidas de como falar diretamente com o atendente do INSS. Para isso, basta ligar no número 135, esse é o único número oficial da agência.