Aposentadoria especial do INSS acaba de ser confirmada
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros. Cabe lembrar que o órgão está passando por um período de mudanças e de implementações, após a chegada do novo governo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa vez, no entanto, falaremos sobre um assunto que é do interesse de milhões de pessoas em todo o Brasil. Acontece que um dos benefícios ofertados pelo INSS é o de aposentadoria especial, um benefício criado especialmente para proteger a saúde e a segurança desses profissionais.
De acordo com informações do portal Pronatec, para ter acesso a esse benefício, é necessário cumprir alguns requisitos e apresentar a documentação correta para comprovar a exposição aos riscos. São diversas as profissões que podem se enquadrar nas condições para aposentadoria especial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a Reforma da Previdência, a modalidade sofreu algumas mudanças. O Instituto começou a exigir uma idade mínima, que é calculada de acordo com o tempo de serviço. Se você cumprir esses requisitos com toda certeza poderá solicitar a aposentadoria especial do INSS, pois é um direito.
- 55 anos de idade + 15 anos de efetiva atividade especial: para trabalhadores de minas subterrâneas na linha de frente;
- 58 anos de idade + 20 anos de efetiva atividade especial: para trabalhadores de minas subterrâneas que não exerçam suas funções na linha de frente e trabalhadores expostos a amianto ou asbestos;
- 60 anos de idade + 25 anos de efetiva atividade especial: para os agentes nocivos químicos, físicos, biológicos e periculosos restantes.
Quais profissões costumam garantir o benefício da aposentadoria especial?
- Aeroviário e piloto;
- Bombeiro;
- Dentista;
- Eletricista;
- Engenheiro químicos e químicos;
- Estivador;
- Foguista;
- Gráfico;
- Metalúrgico;
- Motorista de ônibus e Motorista de Caminhão;
- Técnico de laboratório;
- Torneiro mecânico;
- Transporte urbano, rodoviários e ferroviário;
- Tratorista;
- Operador de Caldeira;
- Operador de Raio-X;
- Profissionais da saúde: Médicos, Enfermeiros e auxiliar de enfermagem;
- Serviços gerais;
- Soldador;
- Tintureiro;
- Torneiro Mecânico;
- Trabalhador em Câmara Frigorífica;
- Trabalhador de Construção Civil;
- Vigias, Vigilantes e Guardas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE