Milhares de brasileiros estão em festa nesta segunda-feira (29), com a possibilidade de se aposentar antes dos 60 anos no INSS
A aposentadoria é um momento muito aguardado por grande parte dos trabalhadores e receber esse benefício antes da idade mínima se torna uma grande vantagem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todos estão acostumados com o constante aumento do INSS sobre a idade mínima para se aposentar. Porém, há casos específicos em que permite esse momento mais cedo do que o esperado, o que deixa milhares de brasileiros em festa.
Dentro do programa é uma grande variedade de benefícios, um deles é a aposentadoria especial, que concentra uma parcela dos trabalhadores. Pessoas com 55 anos de idade, dependendo do emprego, já podem solicitar o benefício hoje mesmo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘FDR’, a aposentadoria especial se aplica para as pessoas que exercem atividades que tenham risco à saúde. Dentro elas estão a alta voltagem, exploração mineral, locais subterrâneos, agentes nocivos, dentre outros.
Descanso aos 55 anos
Ainda segundo o site, para se aposentar aos 55 anos, além de estar dentro das regras de aposentadoria especial, também é preciso ter entrado no mercado de trabalho depois da reforma da previdência de 2019.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, os trabalhadores com 55, 58 e 60 anos de idade podem se aposentar, a variação da idade é de acordo com o grau de exposição no serviço. Além disso, também precisa ter ao menos 15, 20 ou 25 anos de contribuição, respectivamente.
Para solicitá-la, precisa de documentos como o RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS. EM seguida, entre em contato com o programa, de maneira presencial ou através do aplicativo Meu INSS.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando o INSS foi fundado?
O INSS, um dos principais programas do governo, voltado para aposentados e trabalhadores de carteira assinada, surgiu no dia 27 de junho de 1990.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘O Globo’, mais de 39 milhões de aposentados e pensionistas estão sendo agraciados com esse pagamento, neste ano de 2024.