Saiba como funciona as regras de aposentadoria do INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros, com exceção de servidores públicos. Nesse sentido, podemos falar sobre os trabalhadores que sonham com a aposentadoria mais cedo.
Para sanar todas essas dúvidas, resolvemos responder todas essas questões nessa matéria. Vale lembrar que a Reforma da Previdência, a Emenda Constitucional nº 103, de 13 de novembro de 2019, trouxe as mais recentes atualizações nos critérios de aposentadoria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, vamos elencar as novidades. De acordo comum uma matéria publicada pelo Serasa, existem duas regras de aposentadoria pelo INSS: por idade e por tempo de contribuição. Sendo assim, houve mudanças para os homens e também para a mulheres.
Pela nova lei, ficou 62 anos para mulheres e 65 anos para homens. Porém, nessa regra, não é apenas a idade que permite que os brasileiros se aposentem. Ela precisa se somar a um tempo mínimo de 15 anos de contribuição no INSS. Também existe outra forma de garantir a aposentadoria.
É possível se aposentar com menos idade que a estipulada na regra anterior. No entanto, o tempo de contribuição ao INSS é maior. Sendo de 30 anos para as mulheres e 35 anos para os homens. Mas, é preciso preencher uma das seguintes regras de transição, que valem em 2023.
Qual a outra regra pode ser levada em consideração da hora de se aposentar?
A regra da idade mínima e a regra dos pontos. Regra da idade mínima: 58 anos para mulheres e 63 anos para homens. Regra dos pontos: tempo de contribuição + idade da pessoa. O resultado deve dar no mínimo 90 pontos para mulheres e 100 pontos para homens.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE