Confira como funciona a aposentadoria que pode ser solicitada por trabalhadores aos 55 anos e que chega com o valor acima do normal. A modalidade é bastante famosa e você vai conferir todos os detalhes sobre ela aqui
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos órgãos mais importantes do Governo Federal. A autarquia gere a Previdência Social do Brasil, sendo a responsável pelo repasse de uma série de benefícios como aposentadorias, pensões, auxílios previdenciários e assistenciais. Por falar em aposentadoria, hoje falaremos sobre uma ótima notícia para quem tem 55 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que a Previdência Social disponibiliza uma série de modalidades de aposentadorias para os seus segurados. A mais comum e que todo mundo conhece, sem sombra de dúvidas, é a aposentadoria por idade + tempo de contribuição. Essa que atualmente está assim: Homens: 65 anos e 15 anos de contribuição. Mulheres: 62 anos e 15 anos de contribuição.
No entanto, existe a modalidade que oferta uma aposentadoria especial no INSS, onde os trabalhadores que preencham os requisitos podem se aposentar a partir dos 55 anos. Vale dizer que, segundo órgão, esse benefício é para os CLTs que atuaram em atividades consideradas prejudiciais à saúde ou à integridade física de forma integral.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o ‘Monitor do Mercado’, a aposentadoria especial permite que os trabalhadores envolvidos em atividades insalubres ou perigosas se aposentem com menos tempo de contribuição. Sendo assim, para ter direito a essa modalidade do benefício em 2024, é necessário comprovar a exposição a agentes nocivos durante o período de atividade laboral.
Veja quais os tipos de atividades dão direito a essa aposentadoria:
- Exposição a químicos de risco elevado: Trabalhadores que lidam com substâncias como benzeno, chumbo, mercúrio, arsênio, sílica, entre outros.
- Serviços em mineração subterrânea: Mineiros e operadores de máquinas que trabalham em minas subterrâneas.
- Trabalhos com contato direto com amianto ou outras fibras nocivas: Profissionais da construção civil, mecânicos, bombeiros e outros que lidam com materiais perigosos.
- Ocupações com exposição a altas voltagens elétricas: Eletricistas e técnicos em eletricidade que trabalham com redes de alta tensão.
- Empregos na área de vigilância armada ou não: Vigilantes e seguranças que atuam com armas de fogo.
Vale destacar que, algumas atividades têm níveis de agentes insalubres ou periculosos mais prejudiciais do que outras, por isso as regras mudam.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal ‘Gov.com’, é possível aposentar-se após cumprir 15, 20 ou 25 anos de contribuição, a depender do caso, bem como a idade, que varia de 55, 58 e 60. Além disso, o cidadão que vai requerer este benefício deve estar em dia com os seguintes requisitos:
- A exposição deve ser permanente, não habitual nem intermitente durante a jornada de trabalho;
- Mínimo de 180 meses de contribuição, para fins de carência.
Por fim, segundo o portal ‘Diego Ribeiro Advogado’, a aposentadoria especial não possui fator previdenciário, o que pode gerar um grande aumento salarial no benefício. Dessa forma, chegando com o valor acima do normal. Além de existirem Projetos de Leis que visam aumentar o valor de 60% + 2% ao ano após 15 ou 20 anos de atividade, para 100% da média das contribuições.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como Solicitar a Aposentadoria Especial?
- Agende um atendimento no INSS.
- Apresente os seguintes documentos: Documento de identificação com foto; CPF; Carteira de trabalho; Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP); Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT)
- Outros documentos que comprovem a exposição aos agentes nocivos
Lembrando que o processo pode ser complexo e demorado, por isso, é importante que você busque orientações com um advogado especialista na área previdenciária para te dar todo o auxílio necessário, e você conseguir a sua aposentadoria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUANDO O INSS FOI FUNDADO?
O INSS, um dos principais órgãos do Governo Federal, voltado para aposentados e trabalhadores de carteira assinada, surgiu no dia 27 de junho de 1990. De acordo com o jornal O Globo, mais de 39 milhões de aposentados e pensionistas estão sendo agraciados com o benefícios da Previdência Social, neste ano de 2024.