Mudança confirmada para as mulheres que usufruem da aposentadoria no órgão do Governo Federal
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos principais órgãos do Governo Federal, sendo responsável pelo pagamento da aposentadoria de milhões de aposentados e pensionistas e outra gama de benefícios. Além disso, a autarquia leva em consideração o papel de muitas mulheres, equilibrando as responsabilidades domésticas com suas carreiras, ao estabelecer as idades de aposentadoria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por falar nisso, neste ano de 2024, assim como já é de praxe em cada novo período, o órgão passou por algumas modificações. Acontece que, as novas regras chegaram para o enfrentamento de desafios como o envelhecimento da população e garantia da viabilidade do sistema previdenciário.
Anteriormente, quando a reforma da Previdência de novembro de 2019 ainda não tinha ocorrido, as mulheres precisavam alcançar 60 anos de idade e contribuir por pelo menos 15 anos para conseguirem o benefício pelo INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, as regras passaram por ajustes significativos depois da reforma, seguindo uma tabela progressiva aprovada na época.
Vale dizer que, para se aposentar por idade, a regra atualizada crava que os homens precisam ter 65 anos e as mulheres 62 anos. Ambos necessitam ter contribuído com o INSS por pelo menos 15 anos. Por sua vez, os trabalhadores rurais têm a idade mínima reduzida em 5 anos para homens e 7 anos para mulheres.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, além da aposentadoria por idade, existem outras opções, como a de incapacidade, que não possui uma idade mínima estipulada. Nesse caso, é necessário apenas comprovar uma condição física ou mental que impeça o trabalho, por meio de uma avaliação médica.
A trabalhadora que desejar essa modalidade precisa cumprir 12 meses de contribuição antes de solicitar o benefício. Há isenções de carência para casos de doenças adquiridas no local de trabalho ou condições graves e irreversíveis.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, é válido dizer que se têm as seguintes modalidades de aposentadoria: aposentadoria por idade, que se subdivide em aposentadoria por idade urbana, rural e híbrida; aposentadoria especial; aposentadoria por invalidez; aposentadoria por tempo de contribuição; aposentadoria do professor e aposentadoria da pessoa com deficiência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como solicitar a aposentadoria do INSS?
Os interessados em solicitar a aposentadoria, seja mulheres ou homens, podem acessar o aplicativo Meu INSS e procurar a opção Novo pedido e Aposentadoria, ou então ligar no telefone 135 e agendar um atendimento presencial.