Consigo me aposentar pelo INSS sem contribuição? Informação é confirmada e você precisa saber
Você já se questionou se existe aposentadoria sem contribuição para o INSS? Essa é uma dúvida bastante comum, mas que é preciso esclarecer alguns aspectos essenciais.
A aposentadoria é um assunto que preocupa muitos trabalhadores. Saber se é possível se aposentar sem nunca ter contribuído para o INSS é uma dúvida comum, especialmente entre aqueles que nunca tiveram carteira assinada ou trabalham como autônomos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira coisa que você deve entender é que a contribuição para o INSS é praticamente uma obrigação que todos os trabalhadores devem cumprir.
De acordo com a própria Constituição Federal, a Previdência Social nada mais é que um sistema contributivo. Este, por sua vez, tem sua administração por parte do Instituto Nacional do Seguro Social, mais conhecido como INSS, em caso de trabalhadores da iniciativa privada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Certo, mas o que exatamente significa dizer que a Previdência Social é um sistema contributivo? Em suma, é o mesmo que afirmar que, para que se possa usufruir dos direitos do INSS, é necessário que a pessoa contribua com a Previdência Social, através das contribuições previdenciárias.
Existe aposentadoria sem contribuição?
Como você já deve ter imaginado, a resposta curta é não. Afinal de contas, para ter direito às aposentadorias do INSS, é necessário ter contribuído para o sistema.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Salário de R$14 mil e liberação mais aguardada da história: 2 vitórias do INSS são garantidas no fim de 2024
● Nova idade mínima e adeus só R$1.412: 2 viradas atingem em cheio a aposentadoria em 2025
● Natal de bolso cheio: INSS confirma vitória mais aguardada aos aposentados nesta segunda-feira (23)
Sendo assim, essa contribuição pode ter sido feita de forma obrigatória, como no caso de trabalhadores com carteira assinada, ou de forma facultativa, como no caso de trabalhadores autônomos e donas de casa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas isso não significa que quem nunca contribuiu para o INSS não tem direito a nenhuma forma de aposentadoria.
Na verdade, existem outras possibilidades para que uma pessoa não fique desamparada, por mais que nunca tenha contribuído. Falaremos isso no decorrer desse artigo.