EITA

Aposentadoria permanente sem contribuir para o INSS vira realidade e você precisa saber como garantir

14/07/2024 às 23h14

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
INSS / Aposentadoria - Montagem TVFOCO

Uma grande notícia foi confirmada para as pessoas que pretendem se aposentar sem contribuir para o INSS. A novidade caiu como um presente e você precisa saber como garantir

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi criado para atender as necessidades sociais e previdenciárias de seus contribuintes. Aliás, o órgão é responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários como aposentadoria, seguro desemprego, auxílio-doença, pensão por morte e outros. Vale lembrar que a aposentadoria é o sonho de milhões de brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que se aposentar sem contribuir para o INSS sempre foi um sonho distante para muitos brasileiros. No entanto, novas possibilidades surgem abrindo portas para a conquista de uma renda vitalícia mesmo sem ter realizado as contribuições previdenciárias tradicionais. Aliás, isso pode acontecer através de alguns meios e você precisa ficar sabendo agora mesmo.

De acordo com informações do portal FDR, a aposentadoria sem contribuição ao INSS pode acontecer através da aposentadoria por invalidez, também conhecida como Benefício por Incapacidade Permanente, utilizada por pessoas que apresentem alguma condição que as impossibilite de trabalhar. Entretanto, é necessário atender alguns requisitos importantes para ter acesso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aposentadoria por invalidez:

  • Contribuição ao INSS: é necessário ter contribuído para o INSS ou ter algum outro vínculo com a Previdência Social. Essa contribuição pode ser comprovada através do histórico de pagamentos ao Instituto;
  • Incapacidade comprovada: o solicitante deve comprovar sua incapacidade através de uma perícia médica realizada pelo INSS. Essa avaliação médica detalhada determina se a condição de saúde impede completamente o trabalho;
  • Cumprimento da carência: é exigido um período mínimo de contribuições para ter direito ao benefício. Geralmente, o segurado deve ter contribuído por pelo menos 12 meses, a menos que a incapacidade seja causada por uma das doenças graves previamente listadas pelo INSS.

Para quem não sabe, a solicitação da aposentadoria por invalidez é necessário realizar o agendamento da perícia médica através do site ou aplicativo ‘Meu INSS‘ ou pelo telefone 135. Nessa perícia, o médico vai fazer a avaliação da sua condição de saúde e emitir um parecer da capacidade de trabalho. Vale lembrar que é importante ter todos os documentos pessoais em mãos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual a previsão de valor do salário mínimo para 2025?

De acordo com informações do UOL, o salário mínimo pode chegar a R$ 1.502 em 2025. Esse é o valor estimado pelo governo federal na proposta da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), apresentada em abril ao Congresso Nacional, e corresponde a uma alta de 6,37% nos R$ 1.412 do salário mínimo atual.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alerta INSS
Destaque

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.