Os brasileiros estão comemorando a possibilidade de aposentar no INSS sem precisar de idade mínima e você precisa saber. Mas para isso precisa seguir uma série de requisitos para solicitar o benefício
Parte dos brasileiros que contribuem com o INSS estão comemorando uma grande notícia nesta quarta-feira (17). Isso porque um grupo consegue se aposentar sem a necessidade de idade mínima e quem sabe você já pode solicitar esse benefício agora mesmo.
O Instituto Nacional do Seguro Social conta com mais de 39 milhões de beneficiários que precisam desse auxílio para seguirem suas vidas. Assim, sempre quando há alguma alteração, emitem um alerta para não pegar ninguém de surpresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dentro dos programas há uma série de ramificações e uma delas incluem as pessoas com deficiência, permitindo com que se aposente mais cedo que os demais. Isso porque os PCDs podem solicitar o benefício, em alguns casos, sem a necessidade da idade mínima, como em outras situações.
De acordo com o portal ‘Bocchi Advogados’, as deficiência incluem problemas físicos, mentais, intelectuais e sensoriais, comprovadamente de maneira permanente. Porém, para conseguir a aposentadoria sem idade mínima precisam seguir uma série de outros requisitos.
A primeira situação é não confundir a aposentadoria por invalidez com a aposentadoria do PCD, já que são coisas completamente distintas. A primeira são pessoas incapacitadas se seguirem trabalhando e não pode trabalhar enquanto recebe o valor. Já a segunda são pessoas com deficiência a longo prazo e pode trabalhar enquanto recebe a aposentadoria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aposentadoria PDC por tempo de contribuição
A aposentadoria PCD por tempo de contribuição conta com uma diferença entre homens e mulheres, e em nenhum dos casos necessitam de uma idade mínima. Porém, como o próprio nome sugere, precisa ter contribuído com a previdência por um tempo determinado, para conseguir o benefício.
No caso das mulheres, no caso de uma deficiência leve, o tempo de contribuição com o INSS é de 28 anos, no caso de uma doença moderada o tempo reduz para 24 anos. Agora, no caso de uma deficiência grave, é de apenas 20 anos de contribuição.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Salário de R$14 mil e liberação mais aguardada da história: 2 vitórias do INSS são garantidas no fim de 2024
● Nova idade mínima e adeus só R$1.412: 2 viradas atingem em cheio a aposentadoria em 2025
● Natal de bolso cheio: INSS confirma vitória mais aguardada aos aposentados nesta segunda-feira (23)
Por fim, no caso dos homens, com uma eficiência leve o tempo de contribuição com o INSS é de 33 anos, na moderada de 29 anos. Já no caso de uma deficiência considerada grave, a contribuição deve ser de ao menos 25 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, se uma mulher, nessas condições, começa a trabalhar e contribuir com 20 anos e possui uma deficiência grave, aos 40 anos de idade já pode estar solicitando sua aposentadoria.
Quando começa o pagamento do INSS em julho?
O INSS tem o pagamento sempre mais para o final do mês e segue de acordo com o final do NIS de cada segurado. Neste mês de julho ele terá início a partir do dia 25, para quem ganha um salário mínimo e tem o final do NIS 1.