Aposentados começam dezembro com notícia que jamais queriam ouvir
Os aposentados começam o mês de dezembro com uma notícia decepcionante, com uma suspensão que não gostariam de ouvir, e terão que aguardar até 2024 para voltarem a sonhar com um aumento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Instituto Nacional do Seguro Social é um dos principais programas do governo, voltado principalmente para os aposentados e aqueles que trabalham de carteira assinada, e sempre emite um comunicado anunciando as novidades.
Porém, o cenário não é favorável para os aposentados que estavam aguardando um aumento salarial do INSS, que seria responsável por reajustar o pagamento das aposentadorias e das pensões que o programa oferece.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O acréscimo seria após a revisão da vida toda, que surgiu por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade e cabe ao Supremo Tribunal Federal a julgar esse pedido e por consequência, caso aprovado, obter esse aumento salarial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a ideia é que as pessoas afetadas sejam indenizadas pelo o que foi pago durante todo esse tempo, mas para conseguir a correção teria que entrar com uma ação judicial.
O julgamento vai decidir se as contribuições que foram feitas no INSS antes de 1999 poderão entrar no cálculo da aposentadoria e a previsão é que chegassem a um veredito final na última sexta-feira (01).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, o mês de dezembro começou como uma notícia decepcionante para os aposentados, já que o julgamento foi suspenso, pois a Justiça revelou que o cálculo do salário ainda precisa passar por análises, por tanto deve acontecer apenas em 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro Alexandre de Moraes solicitou que o julgamento ocorra mais para frente, de maneira presencial, mas ainda sem uma data definida, que é algo que os aposentados jamais queriam ouvir nesse momento.
Quais são os benefícios oferecidos pelo INSS?
Os benefícios oferecidos pelo INSS podem ser divididos em 5 grupos, sendo as aposentadorias, os auxílios, pensão por morte, benefícios assistenciais e salário-maternidade.