Os aposentados do INSS têm 4 reviravoltas para 2024, com nova idade mínima e mais
Os aposentados do INSS terão 4 grandes reviravoltas para 2023, com o fim a prova vida, nova idade mínima e muito mais, e todos precisam estar atentos em todas as atualizações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Instituto Nacional do Seguro Social é um dos principais programas do governo, voltado principalmente para os aposentados e aqueles que trabalham de carteira assinada, e sempre emite um comunicado anunciando as novidades.
Um dos procedimentos que os aposentados estão acostumados a realizar é a prova de vida, para que se evite irregularidades na concessão dos benefícios para as pessoas, e esse processo é feito de maneira presencial nas unidades do INSS e nos bancos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, de acordo com o portal ‘FDR’, a ideia do governo é anular essa obrigação e automatizar a comprovação, como explicou o do órgão.
“Nós invertemos o ônus da prova de vida. Nós vamos adotar a prova de vida ativa, onde o segurado não vai precisar ir a rede bancária e outros lugares. Isso passa por tecnologia e compartilhamento de dados”, explicou ele.
Por tanto, em 2024, com a nova versão, a prova de vida será feita a partir do cruzamento de dados armazenados nos bancos oficiais do Governo Federal, sem a necessidade do aposentado comparecer a uma unidade do instituto.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra mudança para 2024 é a mudança da idade mínima de contribuição, que prevê ajustes até 2033, e vai afetar tanto os homens como as mulheres, já que foi acrescido 6 meses ao tempo mínimo para se aposentar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por tanto, de acordo com o portal ‘Catraca Livre’, agora os homens precisam estar com 63 anos e 6 meses e as mulheres com 58 anos e 6 meses. A cada ano que se passa, a idade mínima aumenta em 6 meses.
A expectativa é que se siga assim até que a idade mínima para os homens seja de 65 anos e para as mulheres de 62 anos de idade para conseguir se aposentar.
Outra mudança e grande virada aos aposentados do INSS é o tempo mínimo de contribuição. Em 2024 o mínimo exigido para a aposentadoria aos homens será de 35 anos e a contribuição mínima para as mulheres de 30 anos.
Vale ressaltar que esses números valem para as pessoas que iniciaram suas atividades após a aprovação da Reforma da Previdência.
Por fim, outra mudança foi no sistema de pontos, por tanto, o INSS soma a idade do trabalhador com o tempo de contribuição, sendo que cada ano é o equivalente a um ponto.
Sendo assim, no ano que vem, os homens que atingirem 101 pontos já estarão aptos para a aposentadoria, já as mulheres precisam ter ao menos 91 pontos.
Quem recebe o pagamento do INSS hoje (28)?
Os aposentados e pensionistas que ganham até um salário mínimo e possuem o final do NIS em 5 estão aptos para receber o pagamento do INSS, nesta quinta-feira (28).