O melhor benefício aos aposentados chega em agosto com os 2 passos que garantem o 14º salário
Aposentados do INSS podem comemorar uma vitória que chega no final de agosto e que garantem um 14º salário que deixa de lado os R$1.412.
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Segundo informações do Governo, é possível solicitar a liberação do PIS e é só solicitar o documento no próprio postal do Governo.
Podem solicitar, a pessoa que passou a receber:
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- aposentadoria;
- pensão por morte;
- benefício assistencial à pessoa com deficiência, ou
- benefício assistencial ao idoso.
As etapas para pedir o serviço:
- Entre no Meu INSS;
- Clique em “Do que você precisa?” e escreva “certidão para saque”;
- Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
Documentação em comum para todos os casos:
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- Obrigatória:
- Número do CPF.
- Se for procurador ou representante legal:
- Procuração pública e Termo de Responsabilidade ou particular (modelo do INSS);
- Termo de representação legal (tutela, curatela ou termo de guarda);
- Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.
Receber resposta:
- Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento será gerado automaticamente.
O QUE É O PIS PARA O INSS?
O PIS, ou Programa de Integração Social, é um programa do governo brasileiro que visa reduzir a desigualdade na distribuição de renda e oferecer benefícios aos trabalhadores de empresas privadas com salários mais baixos. O PIS foi criado em 1970 pela Lei Complementar Federal nº 7, com o objetivo de integrar o empregado do setor privado com o crescimento da empresa e viabilizar uma melhor distribuição da renda nacional.
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O PIS é uma contribuição tributária realizada pelas empresas do setor privado, que é depositada em um fundo específico juntamente com o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). O objetivo desse fundo é financiar benefícios como o seguro-desemprego, o abono salarial e a participação na receita de empresas privadas (no caso do PIS) e públicas (no caso do PASEP).
Entre no portal Meu INSS e acesse a sua conta Gov.br. Ao acessar o portal, clique na opção “Meu Cadastro” no canto superior esquerdo. A página seguinte terá todos os seus dados cadastrais, onde será possível localizar o seu PIS/NIT ao final da página.
Para ter direito ao abono salarial, os trabalhadores devem atender a alguns requisitos específicos. É necessário estar cadastrado nos programas PIS/Pasep ou CNIS há pelo menos cinco anos e ter trabalhado por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, durante o ano-base de 2022.