Os aposentados do INSS estão comemorando nesta terça-feira (12) com nova lei que está em vigor
Uma nova lei do INSS entrou em vigor na última segunda-feira (11) e os aposentados já estão garantindo um presentão aos bolsos nesta terça-feira (12) e você precisa ficar por dentro para não perder as novidades.
O Instituto Nacional do Seguro Social é um dos principais programas do governo, voltado principalmente para os aposentados e aqueles que trabalham de carteira assinada, e sempre emite um comunicado anunciando as novidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘Uol’, a partir da última segunda-feira (11)uma nova lei do INSS entrou em vigor, no caso é que os bancos podem cobrar no máximo 1,72% de juros ao mês nos empréstimos consignados.
Portanto, a partir desta terça-feira (12), todos os aposentados já podem realizar esse procedimento com o novo valor de taxa de juros, sendo um grande alívio para o bolso, já que teve a porcentagem reduzida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes da nova lei, o máximo de juros para os consignados do INSS era de 1,76%, fazendo com que os consumidores paguem menos juros, fazendo com que desafogue o bolso desse grupo, já que terão menos dívidas para quitar.
“O crédito consignado é uma dívida. Quem toma esse crédito precisa honrar com essa dívida e vai pagar juros, por menores que sejam, é uma dívida barata comparada a outras, mas ficar menor é positivo”, explicou Thiago Godoy, educador financeiro da Rico.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante desse cenário, a coordenadora do programa de Serviços Financeiros do Idec, Ione Amorim, comentou que a redução da taxa de juros, que ela vê como uma justiça para esse grupo de pessoas.
“A redução é sempre bem-vinda. A taxa de juros do crédito consignado promove alguma justiça dentro desse ambiente de crédito, já que as instituições têm muita garantia, porque desconta diretamente na folha [e cobra juros mais baixos]”, destacou ela ao Uol.
Qual o valor que um aposentado pode pegar no empréstimo consignado?
Um beneficiário do INSS pode comprometer até 35% de sua renda em um empréstimo consignado, portanto o valor deve ser calculado a partir dessa norma, já que o valor é descontado direto da folha da pagamento.