Aposentados do INSS devem seguir esses 7 passos para aumentar a aposentadoria hoje
Os aposentados do INSS conseguem aumentar hoje mesmo o valor da sua aposentadoria, com 7 dicas infalíveis, e se está chegando o seu momento, precisa estar atento em todos os detalhes.
O Instituto Nacional do Seguro Social é um dos principais programas do governo, voltado principalmente para os aposentados e aqueles que trabalham de carteira assinada, e sempre emite um comunicado anunciando as novidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um dos grandes desejos dos aposentados é receber um valor cada vez maior, por tanto você precisa seguir alguns passos para que possa otimizar bastante os seus ganhos, quando terminar de trabalhar.
O primeiro passo é identificar todos os tipos de trabalho que já realizou na sua vida, pois todos os períodos de contribuição constam no seu CNIS, mesmo eles não estando registrados, e mesmo assim podem contar para aumentar o tempo de contribuição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
São esses casos os seguintes trabalhos:
- Trabalho rural (inclusive na condição de segurado especial);
- Trabalho na condição de menor aprendiz;
- Contribuição como segurado facultativo/contribuinte individual/MEI;
- Serviço militar.
- Escola técnica, na condição de aluno-aprendiz;
- Seminário;
- Serviço público;
- Período Marítimo;
- Trabalho registrado, mas que não consta no CNIS – hipótese na qual você deverá apresentar comprovantes, tais como:
- CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
- Contrato de Trabalho;
- Registro de pontos;
- Termo de Rescisão de Trabalho;
O segundo passo é reconhecer os seus vínculos de trabalho informal, que também podem aumentar o seu tempo de contribuição, permitindo que você antecipe e aumente a aposentadoria.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A terceira iniciativa que deve ser tomada é averbar períodos de trabalho reconhecidos pela Justiça do Trabalho, como por exemplo serviços autônomos prestados para uma empresa de maneira regular, com horário de trabalho e ganhando renumeração por isso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em quarto lugar são os trabalhos concomitantes, que ocorre quando a pessoa trabalha em dois ou mais lugares, o que é muito comum entre médicos, advogados, professores, aumentando também o tempo de contribuição e a aposentadoria.
O 5° passo é para quem participou de atividades insalubres ou perigosas, já que esse grupo pode ganhar a aposentadoria especial, que é um valor superior a comum.
o 6° e penúltimo passo é descartar as contribuições que pioram o valor do benefício, desde que não resultem na perda do benefício, e cada caso é específico para cada pessoa.
Por fim, fazer um planejamento previdenciário é um dos passos mais importantes, para ser feito desde quando você começa no primeiro trabalho, para que quando atinja a idade e tempo de contribuição, possa estar tranquilo para pedir a aposentadoria.
Qual o valor de um salário mínimo?
Atualmente, o salário mínimo está no valor de R$1.320, desde o último dia 1° de maio, Dia do Trabalhador, mas deve passar por um aumento significativo em 2024.