Aposentados do INSS devem seguir esses 7 passos para aumentar a aposentadoria hoje
Os aposentados do INSS conseguem aumentar hoje mesmo o valor da sua aposentadoria, com 7 dicas infalíveis, e se está chegando o seu momento, precisa estar atento em todos os detalhes.
O Instituto Nacional do Seguro Social é um dos principais programas do governo, voltado principalmente para os aposentados e aqueles que trabalham de carteira assinada, e sempre emite um comunicado anunciando as novidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um dos grandes desejos dos aposentados é receber um valor cada vez maior, por tanto você precisa seguir alguns passos para que possa otimizar bastante os seus ganhos, quando terminar de trabalhar.

Saiba como conseguir aumentar sua aposentadoria (Reprodução: Internet)
O primeiro passo é identificar todos os tipos de trabalho que já realizou na sua vida, pois todos os períodos de contribuição constam no seu CNIS, mesmo eles não estando registrados, e mesmo assim podem contar para aumentar o tempo de contribuição.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
São esses casos os seguintes trabalhos:
- Trabalho rural (inclusive na condição de segurado especial);
- Trabalho na condição de menor aprendiz;
- Contribuição como segurado facultativo/contribuinte individual/MEI;
- Serviço militar.
- Escola técnica, na condição de aluno-aprendiz;
- Seminário;
- Serviço público;
- Período Marítimo;
- Trabalho registrado, mas que não consta no CNIS – hipótese na qual você deverá apresentar comprovantes, tais como:
- CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
- Contrato de Trabalho;
- Registro de pontos;
- Termo de Rescisão de Trabalho;
O segundo passo é reconhecer os seus vínculos de trabalho informal, que também podem aumentar o seu tempo de contribuição, permitindo que você antecipe e aumente a aposentadoria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A terceira iniciativa que deve ser tomada é averbar períodos de trabalho reconhecidos pela Justiça do Trabalho, como por exemplo serviços autônomos prestados para uma empresa de maneira regular, com horário de trabalho e ganhando renumeração por isso.
INSS é um dos principais programas do governo (Reprodução: Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em quarto lugar são os trabalhos concomitantes, que ocorre quando a pessoa trabalha em dois ou mais lugares, o que é muito comum entre médicos, advogados, professores, aumentando também o tempo de contribuição e a aposentadoria.
O 5° passo é para quem participou de atividades insalubres ou perigosas, já que esse grupo pode ganhar a aposentadoria especial, que é um valor superior a comum.
o 6° e penúltimo passo é descartar as contribuições que pioram o valor do benefício, desde que não resultem na perda do benefício, e cada caso é específico para cada pessoa.
Por fim, fazer um planejamento previdenciário é um dos passos mais importantes, para ser feito desde quando você começa no primeiro trabalho, para que quando atinja a idade e tempo de contribuição, possa estar tranquilo para pedir a aposentadoria.
Todas as informações estão no Meu INSS (Reprodução: Internet)
Qual o valor de um salário mínimo?
Atualmente, o salário mínimo está no valor de R$1.320, desde o último dia 1° de maio, Dia do Trabalhador, mas deve passar por um aumento significativo em 2024.