Aposentados são surpreendidos com aumento salarial do INSS
Aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são pegos de surpresa com aumento salarial do órgão previdenciário na conta, e milhões de brasileiros que têm acesso aos benefícios estão atualmente recebendo a remuneração com reajuste empolgante em 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, de acordo com o portal FDR, o reajuste salarial para aposentados está valendo desde o pagamento de janeiro, mas ainda surpreende muitos beneficiários. Os valores são obrigatoriamente maiores do que a quantia que estava sendo paga em 2023 e o objetivo é de proteger o poder de compra dos brasileiros.
Vale ressaltar que o aumento para aposentados também é válido para aqueles que recebem a pensão. Os salários igual do piso tiveram um reajuste de 6,9% de um ano para o outro, enquanto o salário até o teto teve um aumento de 3,71%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O índice muda para aqueles que passaram a receber o benefício previdenciário a partir de fevereiro do ano passado. Isso porque, eles terão acesso a um acréscimo proporcional ao tempo que estão recebendo salário do órgão.
Contudo, se a pessoa começou a receber o benefício em 2023, o aumento será igual à inflação do período entre a concessão do benefício e dezembro do ano passado. Ou seja, se a pessoa começou a receber a aposentadoria em fevereiro, o reajuste corresponderá à inflação de fevereiro a dezembro de 2023. O indicador utilizado é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O reajuste foi aplicado no dia 1º de fevereiro, quando os aposentados e pensionistas começaram a receber os benefícios referentes a janeiro. Atualmente, a Previdência atende a 39 milhões de beneficiários, dos quais 26 milhões recebem o salário mínimo, que é de R$ 1.412 em 2024.
Como consultar o valor do pagamento para aposentados do INSS?
Para consultar exatamente quanto vai receber neste ano, os aposentados do INSS têm a opção de verificação online. Basta acessar um dos canais disponibilizados pela Previdência Social, sendo que a recomendação é dar preferência para o aplicativo que é mais prático e simples.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE