Aposentados e pensionistas já têm data para receber salário este mês; longa lista de beneficiários garante direito ao pagamento antecipado no Brasil
Em breve, o INSS começa a transferir o benefício do mês de agosto aos auxiliados. O início da remessa acontece já no dia 26, mas se estende até o início de setembro, de acordo com o número final de cada cartão, como vem sendo mantido pelo presidente Lula.
O calendário é referente aos pagamentos de um único salário mínimo, fixado em R$ 1.412 desde janeiro. Mas, para quem recebe acima disso, a transferência acontece sempre no início do mês. Ou seja, o de agosto já foi feito e, agora, a espera é pelo pagamento de setembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a Valor Econômico, para saber a data exata, é necessário verificar o último número do cartão do benefício, ignorando o dígito verificador. Lula divulgou quais serão os dias a todos aqueles que têm direito aos pagamentos, já marcados para as próximas semanas.
Enquanto isso, para os residentes do Rio Grande do Sul, devido ao estado de calamidade pública, o INSS tem antecipado os salários dos sulistas para o 1º dia do calendário. Essa iniciativa deve seguir até que a região consiga se reerguer da catástrofe natural que aconteceu no semestre passado.
Veja quais as datas para a transferência da aposentadoria em agosto:
Até 1 salário mínimo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Final 1: 26 de agosto
Final 2: 27 de agosto
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Final 3: 28 de agosto
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Final 4: 29 de agosto
Final 5: 30 de agosto
Final 6: 2 de setembro
Final 7: 3 de setembro
Final 8: 4 de setembro
Final 9: 5 de setembro
Final 0: 6 de setembro
Acima de 1 salário mínimo:
Final 1 e 6: 2 de setembro
Final 2 e 7: 3 de setembro
Final 3 e 8: 4 de setembro
Final 4 e 9: 5 de setembro
Final 5 e 0: 6 de setembro
Qual a regra para se aposentar pelo INSS?
Hoje, pela regra geral da Previdência, o salário do INSS é liberado, para homens e mulheres, entre 62 e 65 anos de idade, com 15 de contribuição. Mas, existem algumas ressalvas. No caso da aposentadoria rural, mulheres podem ter a partir de 55 anos de idade e homens 60.