URGENTE

Se aposentar na casa dos 50? INSS faz mudanças na idade mínima e essas são as regras para o benefício

01/12/2023 às 13h14

Por: Bianca Rayla
Imagem PreCarregada
Previdência Social - Foto: Internet

Saiba todos os detalhes sobre as regras de aposentadoria pelo INSS

Antes de mais nada, o INSS se trata, em suma, de uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, uma dúvida frequente que todos têm em relação ao INSS, é sobre a data da aposentadoria.

Sendo assim, vocês irão saber agora detalhes sobre a mudança na autarquia, com direito as regras para o benefício. Vamos conferir?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com qual idade posso me aposentar?

Bom, de acordo com as informações que foram divulgadas pelo portal Migalhas, existem quatro regras de transição para a aposentadoria por tempo de contribuição e duas delas sofrem alteração anualmente.

Então, a primeira regra de transição da aposentadoria por tempo de contribuição, em suma,  usa o Pedágio de 50% do tempo que faltava para a mulher ter 30 anos de contribuição em 13.11.2019 e o homem 35 anos de contribuição em 13.11.2019. Dessa forma, é muito importante que todos saibam que o perigo desta regra é o fator previdenciário que na maioria dos casos diminuiu e muito o valor da aposentadoria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, outra regra que também exige um Pedágio de 100% do tempo que faltava para alcançar 35 anos de tempo de contribuição (homem) e 30 anos (mulher). Cumprindo com tal pedágio e tendo 60 anos de idade (homem) e 57 anos de idade (mulher), é possível se aposentar.

Dessa forma, é importante falar que nesta regra professores do ensino do ensino básico também recebem critérios diferenciados, homens idade mínima de 55 e mulheres comidade mínima 52 anos.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É importante salientar ainda que a famosa aposentadoria por idade não sofre mais alteração. A última alteração foi em 2023 com o aumento de seis meses da idade mínima da mulher, que passou para 62 anos.

Além disso, o homem continua com idade mínima de 65 anos de idade. Nesta regra tanto o homem quanto a mulher precisam ter no mínimo 15 anos de contribuição.

Já no que se trata da regra da pontuação, ela aumenta um ponto. Dito isso, mulher sobre para 91 pontos e homem para 101 pontos.

Mas, é muito importante deixar bem claro que nesta regra a soma da idade com o tempo de contribuição deve resultar numa pontuação mínima e que o tempo de contribuição deve ser no mínimo de 35 anos para o homem e 30 anos para a mulher.

Essa regra começou em 2019 com 86 pontos para a mulher e 96 pontos para o homem e todo ano tem aumentado um ponto. Em 2033 a pontuação alcançará o seu limite de 100 pontos para as mulheres e não irá sofrer mais aumento anual. E em 2028 essa pontuação alcançará o seu limite de 105 pontos para o homem e não irá sofrer mais aumento anual.

 

INSS

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.