Como uma das maiores fabricantes de celular do mundo, Apple está sendo investigada por algo que prejudica até você
A Apple é uma das maiores fabricantes de celular do mundo inteiro. Criação de Steve Jobs, a empresa revolucionou o mercado de smartphones que usamos hoje em dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fato é que sabemos que a Apple faz um lançamento de um novo ‘Iphone’, que é o carro chefe de vendas da empresa, quase anualmente, atualmente já está na sua 14º versão.
E uma das mais recorrentes críticas dos usuários de celulares da marca americana é justamente o tempo de vida útil do aparelho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por exemplo: frequentemente a Apple lança uma nova atualização para seu sistema IOS, e essa atualização vem com novas ferramentas, layouts, aplicativos, melhora na velocidade dos aplicativos e etc.
O Iphone 7, por exemplo, lançado há poucos anos, já não receberá mais a atualização mais recente, deixando lento o celular e ‘obrigando’ o usuário a comprar um mais moderno.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A APPLE FOI PROCESSADA?
A França investiga, desde dezembro, possíveis práticas da Apple para limitar a vida útil de seus produtos, em particular de seus smartphones, informou o Ministério Público, nesta última segunda-feira (15), em Paris.
A denúncia foi apresentada pela associação HOP, por supostas práticas comerciais enganosas e de “obsolescência programada”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa associação indicou, em um comunicado, a sua expectativa de que a investigação permita “punir e demonstrar o caráter criminoso das práticas de serielização” da empresa do logo da maçã.
A serielização consiste em “associar os números de série dos componentes de um produto ao de um smartphone, por meio, em particular, de microchips”, explica a HOP.
Desse modo, o fabricante pode “limitar a reparação de seus dispositivos por parte de reparadores não autorizados e, inclusive, estragar um smartphone com componentes ‘genéricos’ à distância”, acrescenta.
Resumidamente, segundo a investigação, a Apple consegue reduzir a vida útil de determinados smartphones por um programa a longa distância controlado pela empresa.
Em fevereiro de 2020, a Apple aceitou pagar na França uma multa de 25 milhões de euros (R$ 133,7 milhões) por práticas comerciais enganosas.