Apesar de estarmos no século XXI, infelizmente, ainda é muito comum os casos envolvendo atitudes preconceituosas. Sejam elas de cunho racial, religioso ou homofóbico. No SBT de Silvio Santos hoje não foi diferente.
Durante a apresentação do telejornal mineiro Alterosa Alerta, da afiliada do SBT, cujo o dono é Silvio Santos em Minas Gerais, Stanley Gusman, apresentador do SBT fez um comentário racista ao vivo e constrangeu o repórter Rafael Martins. Ao voltar do link, Gusman se referiu ao presidente do instituto Ibope Inteligência, Carlos Augusto Montenegro, usando um trocadilho com o nome dele. “O dono do Ibope se chama Montenegro. Se ele fosse do bem, ia chamar ‘monte branco'”, disse. Momentos antes, o apresentador também chamou Montenegro de “demônio”. Depois de ouvir o comentário, Martins, claramente constrangido, deu um sorriso sem graça e reagiu com uma frase: “Nossa mãe”, soltou o repórter do SBT.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+Globo em severa crise brinca de Deus e causa o terror de grandes estrelas que temem o pé na bunda
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda durante a transmissão, o apresentador do SBT, Gusman aparentou ter sido repreendido pelo ponto eletrônico e tentou justificar sua fala. “Não é de cor não, gente. É escuro, escuridão. Céu branco, inferno negro. Vocês também são muito, né?”, riu o jornalista, desconcertado. O comentário racista foi feito durante a edição do jornal Alterosa Alerta de terça-feira (9). Na internet, a fala do apresentador foi alvo de críticas. “Nunca vou entender como certos personagens têm espaço na TV brasileira”, comentou Débora Porela, no Instagram.
Cristiano Araújo deixa herança milionária, família briga pelo dinheiro e valor impressiona
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O repórter do SBT ficou até sem reação”, completou Vitor Zucolotti. Em nota, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais afirmou que considera a fala de Stanley “grave e inaceitável” e lamentou que ainda exista racismo dentro dos meios de comunicação. “O SJPMG espera que o caso seja devidamente apurado e responsabilizado”, continou o sindicato. “Os jornalistas de Minas se unem à luta do povo negro do estado e do país contra o racismo e pela afirmação dos seus direitos”, finalizou o comunicado. Tentamos contato com a emissora em Minas Gerais, mas não obteve sucesso até a publicação desta matéria. Assista ao vídeo em que o apresentador do SBT, Stanley Gusman fez o comentário racista:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
racismo explícito hoje no Alterosa Alerta (exibido pela afiliada do SBT em MG) pic.twitter.com/CN623DpC53
— Gregório🌈 (@iGREGORlO) 9 de julho de 2019