Errou
Apresentadora do É de Casa, Talitha Morete tem atitude revoltante e implora perdão: “Não há justificativa”
14/06/2022 às 20h20
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Talitha Morete, apresentadora do É de Casa, teve atitude no último sábado que destacam como ‘Racismo estrutural’
No último sábado (11), uma atitude da apresentadora do É de Casa, da Globo, Talitha Morete, chocou os fãs e deixou telespectadores da Globo revoltados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Talitha em determinado momento do programa, precisava entregar alguns doces e petiscos aos convidados, mas, a invés da própria apresentadora ir distribuindo para todos os presentes, ela entregou para a Dona Silene, uma mulher, negra, que estava participando do programa.
No momento o programa ficou com um clima pesado, para ajudar a reverter a situação, o apresentador Manoel Soares, se levantou e ele mesmo distribuiu os petiscos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa atitude da apresentadora foi denominada como racismo estrutural, que resumidamente, consiste em atitudes racistas que já estão enraizadas na sociedade, como por exemplo, pedir para que uma mulher negra sirva outras pessoas.
JUSTIFICATIVA
Talitha usou suas redes sociais para pedir desculpas e explicar toda a situação, após os vídeos viralizarem e a apresentadora ter sido bem hostilizada nas redes sociais.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banho após abraçar estrela da Globo e palavra proibida: 5 segredos guardados a 7 chaves de Roberto Carlos
● Carta psicografada de Rita Lee divulgada em canal traz recado de arrepiar da cantora após morte
● Tralli revela o que nunca disse antes sobre casamento com Ticiane e assume tudo publicamente: “Eu sou”
“Antes de vir aqui, a primeira coisa que fiz foi falar com a dona Silene e pedir desculpas para ela. Eu também preciso me desculpar com todas as pessoas, com o meu público, pela minha fala. Errei e não há nada a ser dito para justificar ou minimizar esse erro, a não ser me desculpar”, iniciou Talitha Morete.
A apresentadora disse que após identificar o erro, passou o dia refletindo na posição dela dentro daquele cenário: “Como ser humana, como comunicadora, quero transformar esse episódio em aprendizado e num compromisso de vigília antirracista constante. É isso que posso e devo fazer”.
Talitha também agradeceu a atitude do companheiro, Manoel Soares que se prontificou a ajudar na situação de racismo: “Aproveito para agradecer ao meu colega Manoel Soares pela sensibilidade e cuidado com a dona Silene. É muito importante quando estamos num grupo diverso que comprova como o mundo pode ser melhor quando inclui a todos”.
Manoel Soares apoiou a amiga e deixou seu comentário sobre a situação: “Acho que o mais importante é a dona Silene estar bem diante de toda essa repercussão. Em segundo lugar, não é só sobre entender, mas internalizar a compreensão do fato, garantindo que isso não se repetirá (nem com você, nem perto de você).
O apresentador finalizou: “Inúmeras vezes você e as outras colegas de apresentação me ajudaram a mapear e reduzir meu machismo estrutural, sou grato por isso, assim como deve existir em você agora uma gratidão por essas pessoas que muitas vezes, de forma ácida, apontam o rumo certo de comportamento racial”.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]