Assim como em praticamente todos os segmentos profissionais, a televisão está repleta de injustiças. Todos os anos, boas propostas de programas, séries e novelas são descartadas por avaliadores, e atores com potencial são rejeitados em testes de elenco, enquanto que outras atrações e artistas questionáveis conseguem de alguma maneira agradar os mandachuvas e conquistar seu lugar ao sol.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A televisão brasileira também reserva aqueles casos em que bons apresentadores não chegam a ganhar o prestígio ou o destaque que mereciam, enquanto que nomes questionáveis para alguns, em termos de desempenho individual, têm notoriedade na principal emissora do país e se tornam lendas vivas da TV pelo tempo em que já estão no ar.
Hoje, vamos citar aqui alguns desses casos envolvendo apresentadores que, de alguma maneira, são injustiçados na televisão, e que pelo talento, poderiam ser melhor aproveitados e ganharem mais destaque nesse meio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pai da atriz e cantora Manu Gavassi, Zé Luiz pode ser um nome estranho do grande público nesta lista, justamente pelas poucas oportunidades que teve na televisão como apresentador. Destaque no rádio, ele já acumula passagens pela Record e SBT, mas apenas como repórter. Também trabalhou recentemente na TV Cultura e RedeTV!.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Astro de Alma Gêmea abandona a Globo, vive de profissão comum e detona o que veterana fez: “Porr@ toda”
● Relação do Maníaco do Parque com trans é revelada e entrega o que assassino fazia no sexo: “Queria ser mulher”
● Estrela de Cheias de Charme vira faxineira para sobreviver após demissão e acaba de assumir profissão comum
E foi nessa última onde conquistou maior relevância até agora, como apresentador. Apesar do fracasso dos programas que comandou (Morning Show e Muito Show), que possuíam conteúdo fraco, e a certa altura se tornaram apenas uma espécie de “tapa buraco” da programação da RedeTV!, Zé Luiz mostrou carisma e um bom talento comunicativo, bem ao estilo de apresentadores argentinos. Em outra edição da coluna, o apresentador chegou a ser citado como uma alternativa barata para comandar A Fazenda na Record após a saída de Britto Jr. Seria de fato uma aposta interessante para emissoras maiores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
André Vasco pode se tornar um dos maiores casos de apresentadores prodígios pouco aproveitados na televisão. Aos 33 anos, ele tem passagens pela MTV, SBT, Band e Discovery. Na emissora de Silvio Santos, comandou o Qual é o Seu Talento? e o Astros. Já em sua passagem pela Band, fez a cobertura do Carnaval, o Top 20 e o Sabe ou Não Sabe.
Nesse último programa, André teve sua capacidade de desenvoltura colocada à prova. E se saiu muito bem. No game show, o apresentador ia às ruas de várias cidades brasileiras fazendo perguntas aos populares, que recebiam prêmios em dinheiro. O programa chegou a registrar boa audiência nas tardes da Band, e saiu do ar quando a emissora entrou em uma grave crise financeira que perdura até agora.
Carismático e popular, André Vasco faz por merecer uma nova oportunidade na TV aberta e em um grande canal. Uma oportunidade na Globo não seria mais vista como exagero, em uma investida que poderia ser comparada a de Tiago Leifert, outro jovem apresentador e com pouca experiência, que acabou sendo promovido ao comando dos dois principais realities da emissora: The Voice e BBB. Experiência nesse segmento, André já possui.
No comando do Jogo Aberto há dez anos, e uma das figuras mais prestigiadas atualmente na Band, Renata Fan pode ser outro nome encarado como surpresa nessa lista. A apresentadora é de fato uma das principais estrelas da emissora do Morumbi. A questão é que o canal e o programa esportivo já se tornam ultrapassados diante da sua grande capacidade como apresentadora.
O Jogo Aberto registra atualmente uma das maiores audiências da Band, e é bem provável que diante disso, a emissora do Morumbi, que como já informado, enfrenta uma longa e grave crise financeira, não vá abrir mão da loira, que faz uma boa parceria com o comentarista e ex-jogador Denilson.
Renata declarou em recente entrevista que sonha apresentar um programa feminino e deixar as atrações esportivas um pouco de lado. Seria justo e proveitoso para a televisão brasileira que a gaúcha pudesse receber a oportunidade de comandar um programa de entretenimento. Com uma beleza invejável, inteligência, popularidade e excelente capacidade comunicativa, Renata poderia trazer boas garantias para a Band ou qualquer outra emissora aberta no comando de uma atração desse gênero, a depender, claro, do seu conteúdo. Isso também poderia fazer justiça e pôr fim ao preconceito que provoca sua ausência nas premiações como melhor apresentadora, que traz apenas nomes que atuam no entretenimento.
É difícil sugerir uma mudança de cenário em relação à contratação e oportunidade de novos programas a apresentadores pouco valorizados em tempos de crise financeira na televisão brasileira. Com exceção da Globo, praticamente todas as outras emissoras abertas vêm cortando gastos, dispensando dezenas de funcionários, cancelando programas e se apegando apenas às suas atrações de sucesso. Não é o momento mais propício para se realizar apostas. Mas não custa lembrar que existem sim nomes que estão disponíveis no mercado ou que merecem ser melhor aproveitados nesse meio. Também não seria insanidade cogitar a ideia de que alguma dessas emissoras ― com maior probabilidade para a Globo ― possa tirar o coelho da cartola e fazer uma jogada inteligente envolvendo algum desses nomes, se é que os executivos realmente creem que talento e desenvoltura são prioridade para contratação de um apresentador.
Concorda com os nomes citados? Tem mais sugestões sobre apresentadores “injustiçados” na TV? Deixe seu comentário!
As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente a posição do TV FOCO e são de total responsabilidade de seu idealizador.
Saiba tudo o que vai acontecer sobre a nova novelas das 9 da Globo, Amor de Mãe.