Sempre preocupada com a imagem dos seus artistas, a Globo trata a questão de seus apresentadores fazerem publicidade com cautela. Na emissora carioca, profissionais do departamento de jornalismo e esporte, que têm sua imagem diretamente ligada à informação, são proibidos de fazerem propaganda. Nomes como Fátima Bernardes, que migrou do jornalismo para o entretenimento, e Tiago Leifert, que deixou a área de esportes para comandar realities, já ganharam o privilégio de faturarem com publicidade.
Porém, de acordo com a jornalista Cristina Padiglione, a proibição pode estar com os dias contados. A Globo prefere ainda não mexer na regra em relação ao seu departamento jornalístico, mas no de esportes, já existe uma negociação em andamento para que essa questão seja revista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O debate veio à tona quando Felipe Andreoli, que é contratado para a área de entretenimento da emissora, virou apresentador do Esporte Espetacular, mas continou sem restrições da Globo para se tornar garoto-propaganda de alguma empresa. Essa situação fez outros apresentadores do departamento cobrarem “justiça” nessa situação, pedindo que a emissora ofereça o mesmo direito a todos. O caso também se aplicaria a Leifert, que retornará ao departamento de esporte durante a próxima Copa do Mundo.
+ Fernanda Lima revela que escondeu gravidez da Globo para conseguir substituir Angélica
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Globo confirma as negociações com os apresentadores para rever essa regra, mas ressalta que ainda não há uma definição. A emissora aplica regras desse gênero até na área de entretenimento. Uma delas é a de que um ator não pode fazer propagandas caracterizado como o personagem que está interpretando ema alguma novela ou série do canal. A medida é tomada para que o público não confunda o papel fictício com o produto anunciado.
Enquanto a Globo trata essa questão da publicidade com extrema cautela, outras emissoras já dão bastante liberdade para que profissionais da área de esportes façam propaganda. É o caso de Milton Neves na Band. O apresentador já é conhecido no meio televisivo pelo excesso de merchandising que faz em seus programas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE