ALERA MÁXIMO
Ardência, vermelhidão, queimaduras e+: Ácidos podem danificar a pele e alerta é dado as mulheres
14/04/2025 às 22h20

Os ácidos passaram a fazer parte da rotina de skincare de muitas mulheres. Entretanto, de forma errada, eles podem causar ardência e vermelhidão
Não precisa ser um grande especialista no assunto para concluir que as mulheres estão cada vez mais preocupadas com os cuidados com a pele. Aliás, a rotina de skincare passou a fazer parte da vida de muitas mulheres.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, os ácidos na rotina de skincare se tornaram itens indispensáveis para quem busca uma pele uniforme, hidratada e com aparência saudável. Entretanto, é preciso ter muito cuidado na hora de utilizar esses produtos.
Mas, quem faz o uso desse tipo de cosméticos para a pele precisa ter muito cuidado. Isso porque o uso incorreto desses produtos pode provocar reações indesejadas e até danos mais graves no rosto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aliás, o portal Social 1, a partir de informações da dermatologista Mayla Carbone, disse que é comum efeitos como ardência, vermelhidão, descamação e até queimaduras leves após usarem ácidos sem orientação.
Vale lembrar que antes de utilizar qualquer ácido na pele o ideal é que o paciente procure orientação profissional de um dermatologista. Acontece que somente ele poderá indicar o produto ideal para o seu rosto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Eterna carinha de 25: Receitinha de Ana Maria traz pele de seda e acaba com sinais da idade
● Nem cirurgia faz isso: 3 cortes de cabelo impecáveis para afinar o rosto redondo em 2025
● Melhor que hidratação de salão: 2 produtos do Boticário deixam o cabelo macio, alinhado e sem frizz por R$ 70
Ácidos mais usados pelas mulheres
Ácido hialurônico
O ácido hialurônico é indicado inclusive para peles sensíveis, por promover hidratação intensa e retenção de água. Quando combinado a antioxidantes, ajuda na proteção contra agentes externos.
Ácido glicólico
Segundo os especialistas no assunto, esse ácido é o grande responsável por remover células mortas e melhora a textura da pele, mas precisa ser usado em concentrações de até 10%.
Ácido salicílico
Ideal para controlar a oleosidade, o ácido salicílico atua na desobstrução dos poros e possui efeito anti-inflamatório. Pode ser usado diariamente à noite em concentrações de até 2%.
Considerações finais
Nessa matéria, falamos sobre as mulheres que utilizam ácido no cuidado com a pele. Se usado da maneira errada, ele pode se tornar prejudicial. Efeitos como ardência, vermelhidão, descamação e até queimaduras leves. Por isso, a dica é usar com orientação.

Preocupação pode causar rugas?
Quando estamos preocupados, o corpo libera hormônios do estresse, como o cortisol, que podem quebrar o colágeno da pele, a proteína essencial para manter a pele firme e elástica.
Além disso, a preocupação constante pode levar a expressões faciais repetitivas, como franzir a testa, que com o tempo podem formar linhas e rugas permanentes.
Portanto, gerenciar o estresse e praticar técnicas de relaxamento pode ajudar a manter a pele mais jovem e saudável. Assim, prevenindo o aparecimento precoce das rugas.
Confira também mais matérias sobre beleza clicando aqui.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br