Saiba tudo sobre um arroz amado pelas donas de casa sendo apreendido de vez dos mercados, com fraude descoberta
Um arroz amado pelas donas de casa de todo o país infelizmente sofreu um grave desfecho. Desse modo, o produto acabou sendo apreendido dos mercados, com uma grande fraude descoberta, que poderia trazer sérios riscos para a população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações são do portal Pronatecnologia, que destacou a matéria especial na última quinta-feira (07). Assim, o time de especialistas do TV Foco, com base nessas informações e na sua própria apuração, trouxe uma grande notícia no mundo dos alimentos.
De acordo com a fonte, no dia 28 de outubro, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou uma grande operação nos mercados. O governo federal apreendeu cerca de 10.500 kg de arroz, que estavam sendo vendidos de maneira incorreta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os fiscais do Mapa encontraram 2.119 pacotes de arroz, com 5 quilos cada, que estavam sendo comercializados como arroz tipo 1 em Araraquara, em SP. Entretanto, foi descoberto que ele era, na verdade, o arroz tipo 3, uma classificação inferior.
Tipos de arroz
Dessa forma, é importante que você saiba qual é a diferença entre os dois tipos:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- O arroz tipo 1 é o mais caro e de melhor qualidade. Ele tem poucos ou nenhum grão quebrado, impurezas ou quireras.
- O arroz tipo 3 tem uma maior quantidade de grãos quebrados. Ele acaba sendo mais barato. O arroz preparado com esse tipo fica mais pegajoso e menos soltinho após o cozimento.
Ou seja, a empresa em questão estava aplicando uma fraude ao consumidor. Quando uma pessoa paga mais caro por um produto acreditando que está comprando arroz de alta qualidade, mas recebe um produto inferior, está sendo enganada.
Não foram encontradas notas oficiais sobre o caso. Tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido. Porém, o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor a sua versão dos fatos, com os lotes dos produtos sendo recolhidos dos mercados.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Clique aqui para saber mais sobre a apreensão de produtos irregulares.
Quais produtos precisam da aprovação da Anvisa no Brasil?
De acordo com o site Licempre, o registro na Anvisa é obrigatório para as empresas que fabricam e importam produtos alimentícios, farmacêuticos, correlatos, saneantes e cosméticos. Ou seja, deve-se sempre analisar e passar por uma perícia especializada do órgão para a sua aprovação.
Conclusões finais
Por fim, a apreensão dos mais de 10 mil quilos de arroz foi uma medida importante para proteger o consumidor. Entretanto, o nome da marca ou da empresa não foi revelado pelo Mapa. Assim, possíveis prejuízos legais ou comerciais podem ser evitados antes de uma apuração aprofundada.