Tente não se impactar ao saber detalhes sobre as três varejistas gigantes que você amava e acabaram desaparecendo do mapa
Quem está sempre de olho nos noticiários sabe que, nos últimos meses a situação financeira de muitas empresas não está fácil, e dessa forma, líderes do mercado estão enfrentando crise, fazendo demissão em massa, e até mesmo chegando a fechar suas portas.
Contudo, nada choca tanto, quanto o caso de três varejistas gigantes que você amava ir às compras e tiveram falência decretada, e acabaram desaparecendo do mapa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vamos começar falando da Lojas Mesbla. Para quem não sabe, a Lojas Mesbla foi uma grande varejista e nos anos 80 tinha mais de 180 lojas por todo o Brasil.
Contudo, passando por uma enorme crise, pouco tempo depois, a Mesbla perdeu todo seu valor e foi comprada pelo grupo paulista Mappin em 1996.
Dessa forma, com a falência decretada três anos depois, as duas marcas mais conhecidas do público em lojas de departamentos acabaram de uma só vez. Em 2010, a marca foi relançada como um e-commerce, mas a iniciativa não deu certo e logo o site saiu do ar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em segundo lugar, temos como exemplo a Lojas Mappin. A Lojas Mappin também foi uma grande varejista amada por toda população. Mas, a sua história também não teve um final feliz.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim do pagamento no metrô, CPTM e ônibus de SP: Bilhete Único com isenção é garantido a 3 grupos de paulistas
● “Em qualquer banco”: Novo decreto do Banco Central entra em vigor em 2024 e afeta PIX no Nubank, Itaú e mais
● Leilão, demolição e aniquilado pelo Bourbon: Fim decadente de shopping tradicional de SP entristece paulistas
O fato é que após lidar com diversos problemas financeiros, a varejista decretou falência em 1999.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por fim, mas não menos importante, também temos o caso da Gurgel Motores. Para quem não sabe, a Gurgel Motores foi uma fabricante de carros brasileiros.
Assim como as empresas citadas acima, no ano de 1980 a empresa também viveu o seu auge, poi a empresa já investia em carros elétricos, porém a tecnologia da época não tornou possível a continuidade do projeto.
Contudo, após o recorde de vendas da empresa, 3.746 carros em 1991, a Gurgel foi à falência em 1994 por não ter como competir com as marcas gigantes. E aí, você sabia da história dessas três gigantes que marcaram toda uma geração no Brasil?
O que leva uma empresa a falência?
Dentre tantos motivos que pode levar uma empresa a falência, veja lista do que pode ser sido o responsável de fechamento de tantas portas:
- Conhecimento insuficiente sobre o negócio.
- Falta de preparo ao começar um negócio pode levá-lo à falência.
- Criar um plano de negócios.
- Gestão eficiente.
- Desenvolver uma identidade para a empresa.
- Comunicação clara e objetiva.