Urgente
Bactéria letal: As 5 marcas de leite arrancadas dos mercados pela ANVISA e o decreto oficial AGORA
08/11/2023 às 22h29
Marcas de leites famosas que foram retirados dos mercados pela Anvisa após decreto
A Anvisa segue atuando fortemente na fiscalização e combate a alimentos inválidos ou irregulares e dessa vez, foram cinco marcas de leite.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os produtos, que não são 100% leite, tem dentro de suas formulações o leite, já que são produzidos com o público alvo sendo crianças e bebês.
Segundo informações do jornal O Globo, a Anvisa mandou retirar dos supermercados cinco marcas de produtos infantis em pó:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Human Milk Fortifier
- Similac PM 60/40
- Similac
- Alimentum
- EleCare da empresa Abbott Nutrition
Todos esses citados acima foram fabricados na cidade de Sturgis, nos Estados Unidos. A medida é parte de um alerta internacional feito após a abertura de uma investigação de quatro internações de bebês com menos de seis meses de idade, e um óbito, que consumiram os produtos.
Em inspeção da fábrica de Sturgis, que terminou no último dia 18, foi encontrada uma bactéria nociva em superfícies de áreas de produção das fórmulas infantil em pó.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que NO BRASIL eles foram retirados apenas por suspeita e cautela, mas aqui não foram identificados nenhum tipo de contaminação, por isso os produtos voltaram a ser produzidos tempos depois e vendidos normalmente.
O QUE MAIS FEZ A AGÊNCIA?
A ANVISA também proibiu ainda a importação, a comercialização, a distribuição, a propaganda e o uso dos lotes das fórmulas suspeitas. De acordo com a Anvisa, três das crianças que ficaram doentes apresentaram infecções pela bactéria Cronobacter sakazakii , e a outra por Salmonella Newport
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Bonner para JN com antecipação do pagamento do INSS pra salvar beneficiários em 2024
● Alerta urgente no JN: Anvisa baixa ordem às pressas contra produto popular e comerciantes se desesperam
● Gratuidade em viagens, isenção colossal e saque de quase R$ 1,5 mil do INSS: Idosos 60+ conquistam 3 vitórias
No caso, as suspeitas e a retirada dos produtos ocorreram no início de 2022, hoje em dia estão normalizados no país.
Na investigação, realizada pela Food and Drugs Administration (FDA), órgão regulatório dos EUA, a bactéria Cronobacter sakazakii , que pode causar graves doenças transmitidas por alimentos principalmente em bebês, foi encontrada na fábrica.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]