O órgão bateu o martelo e decretou a proibição das marcas de molho de tomate com urgência
Quem costuma cozinhar sempre precisa ficar atento as notícias que saem a respeito dos alimentos. Afinal, apesar de deliciosos, alguns deles acabam envolvidos em polêmicas por conta de uma série de motivos, como foi o caso de 5 marcas de molho de tomate.
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Acontece que as marcas acabaram sendo barradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e arrancada das prateleiras com urgência.
No ano de 2016, de acordo com o portal G1, da Globo, quatro lotes de extrato de tomate tiveram a venda e distribuição em todo o país proibidas pela ANVISA. As empresas em questão são: Amorita, Aro, Elefante, além de um lote de molho de tomate tradicional da marca Pomarola.
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Tudo aconteceu depois de um laudo detectar pelo de roedor acima do limite máximo de tolerância da legislação vigente. A decisão foi divulgada no “Diário Oficial da União” e as fabricantes precisaram recolher os produtos do mercado o mais rápido possível.
É importante destacar que, após o decreto da ANVISA resoluções foram publicadas e proibiram de vez a comercialização dos determinados produtos.
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A a resolução nº 1.995 proíbe a distribuição e venda do extrato de tomate da marca Amorita, produzido pela Stella D’Oro, lote L 076 M2P, com validade até 01/04/2017.
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Já a resolução nº 1.997, bane a marca Pomarola, lote 030903, válido até 31/08/2017, além do extrato de tomate da marca Elefante, lote 032502, válido até 18/08/2017. A empresa responsável pelos produtos é a Cargill Agrícola.
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Após a proibição dos lotes em questão, as empresas que seguem a todo vapor no mercado garantiram ter tomado conhecimento da determinação da Anvisa no que se refere as resoluções.
Quando a Anvisa foi fundada?
A autarquia foi fundada no dia (26) de janeiro de 1999, e se tornou a principal responsável por fazer o monitoramento dos produtos que serão comercializados nos mercados e farmácias.