Sucesso em sua reprise na Globo, Fina Estampa teve bastidores agitados
Devido à pandemia de coronavírus, a Globo decidiu suspender por tempo indeterminado todas as produções de novelas, incluindo Amor de Mãe, que vinha sendo exibida na faixa das 21h. Para ocupar o horário nobre, a emissora surpreendeu ao optar pela reprise de Fina Estampa.
A trama foi um grande sucesso em sua exibição original, entre agosto de 2011 e março de 2012, sendo a segunda produção da emissora carioca denominada “novela das nove”, substituindo o termo “novela das oito”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nessa reprise, Fina Estampa chega até a superar a audiência de Amor de Mãe, algo que vem surpreendendo a Globo. E pegando carona nesse sucesso, vamos relembrar algumas curiosidades sobre o folhetim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TROCA DE PROTAGONISTA
Fina Estampa, que chegou a ter o título provisório de Marido de Aluguel, deu um novo up na carreira de Lília Cabral, na pele de Griselda, o Pereirão, que chegou a lhe render um Troféu Melhores do Ano e um Troféu Imprensa como melhor atriz. O que pouca gente sabe, no entanto, é que outra estrela da Globo poderia ter interpretado a personagem.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Glória Pires era o nome mais cotado para defender a protagonista da trama. No entanto, ela recusou o convite para poder estrelar a antecessora de Fina Estampa, Insensato Coração, por ter mais identificação com o autor Gilberto Braga.
Porém, rumores na época davam conta de que Gloria Pires recusou o convite por também não ter gostado da personagem. Ela teria lido a sinopse e avaliado Griselda como uma personagem maniqueísta e pouco desafiadora. Já imaginou?
EX-ASTRO DA RECORD
Marcelo Serrado já havia feito diversos trabalhos na Globo desde o início dos anos 1990, mas em 2005, perdeu espaço na emissora carioca e decidiu se transferir para a Record. Na emissora dos bispos, o ator se tornou uma grande estrela, ao emplacar uma sequência de três novelas que estão entre os maiores sucessos da história do canal: Prova de Amor, Vidas Opostas e Poder Paralelo.
Porém, o autor de Fina Estampa viu o seu desempenho como o Delegado Denis de Vidas Opostas e enxergou potencial para desconstruir completamente o ator o transformado em Crô.
A aposta foi certeira. Marcelo Serrado retornou à Globo na pele do braço direito da vilã Tereza Cristina e foi um fenômeno de popularidade, chegando a ganhar um filme solo.