Devido ao sucesso na exibição original muitas vezes as emissoras resolvem reprisar novelas que acabaram virando clássicos da televisão, mas algumas vezes isso passou dos limites; veja
Assistir novelas é um hábito muito comum no Brasil desde antes mesmo do início da televisão. Ainda na era do rádio o gênero radionovela já eram um sucesso e esse hábito passou de geração por geração e nos acompanhou até os dias atuais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Devido ao grande sucesso de uma novela na sua exibição original, é comum o canal em questão fazer uma reexibição da trama, algumas vezes mudando o horário ou mesmo encurtando os capítulos para deixar somente os melhores momentos.
No SBT por exemplo, a primeira novela reprisada foi Carrossel, na década de 90, reexibida apenas um ano depois de seu término. A emissora de Silvio Santos é quem detém o recorde de exibições em uma mesma obra, e dispara na frente das concorrentes quando o assunto é reprise.
1. A usurpadora
Há mais de 20 anos, ‘A Usurpadora’ estreava as pressas na grade do SBT e sem grandes pretensões acabou se tornando um clássico. A trama protagonizada por Gabriela Spanic foi reexibida em mais de 20 países e só no no Brasil foi reprisada sete vezes.
A exibição original aconteceu em 1999, e devido ao grande sucesso, já em 2000 recebeu sua primeira reprise. Empatada com a segunda colocada no número de reexibições, ela acaba sempre sendo um grande sucesso de audiência e é um dos coringas da emissora quando é necessário alavancar a audiência vespertina.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Pancadaria: barraco em avião nas alturas acaba em sangue, assusta passageiros e gera gritaria
● Rainha Elizabeth tinha apenas 2 contatos na agenda do celular e o próprio filho, Charles, não era um deles
● Segundo jornal, novo capítulo de traição de Piqué é dado e novo pivô de separação do jogador é revelado
2. Maria do Bairro
Encerrando a trilogia das Marias, ‘Maria do Bairro’ estreou em território nacional ainda em 1997. A novela protagonizada por Fernando Colunga e Thalia também obteve o assustador número de sete reprises e é um clássico, tanto no seu país de origem, o México, quanto no Brasil pela emissora de Silvio Santos. Vale lembrar que assim como ‘A Usurpadora’ a trama foi sucesso de audiência em todas as vezes que foi exibida e pode ser cogitada novamente para as novelas da tarde.
3. Marimar
Mais uma novela protagonizada pela estrela mexicana Thalia, Marimar estreou no SBT em 1996 e depois disso já ganhou quatro reprises na grade da emissora. Além disso, ela também já foi exibida pela emissora paga CNT, totalizando cinco reprises no país.
Produções nacionais
Escrava Isaura
A versão da RecordTV da novela ‘Escrava Isaura’ protagonizada pela atriz Bianca Rinaldi estreou na emissora em 2004 e ajudou o canal a reestruturar seu núcleo de teledramaturgia, devido ao grande sucesso da obra. Já em 2005 ela ganhou sua primeira reprise, em um novo horário, e anos depois mais suas reexibições foram feitas pela emissora. O canal de televisão pago Fox Life também já reprisou a trama totalizando então quatro reprises.
Pantanal
Exibida pela primeira vez em 1990, a novela que foi sucesso na extinta TV Manchete ganhou duas reprises pela própria emissora em 1991 e em 1998. Um fato curioso sobre ‘Pantanal’ é que durante a segunda reexibição a emissora tinha acabo de ser vendida, e devido a isso a reprise foi concluída pela RedeTV. Anos depois o SBT reexibiu a obra em meados de 2008.