ATENÇÃO!

Assaí, Carrefour e mais: Lei em vigor em 2025 confirma proibição que atinge supermercados em cheio

Assaí, Carrefour e mais: Lei atinge supermercados com proibição (Foto: Internet)

Assaí, Carrefour e mais: Lei atinge supermercados com proibição (Foto: Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Supermercados precisam ficar atentos a essas proibições em 2025; saiba quem é atingido

O setor de supermercados é um dos mais dinâmicos e essenciais para a sociedade, operando com grandes volumes de vendas e uma demanda contínua por funcionários.

No entanto, a legislação trabalhista impõe regras que limitam sua operação, afetando diretamente redes como Assaí, Carrefour e Extra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2025, uma norma já em vigor continua impactando o funcionamento desses estabelecimentos, e pode passar por novas revisões nos próximos anos, gerando tensões no setor.

Supermercado (Foto: Internet)
Supermercado (Foto: Internet)

A principal discussão gira em torno das jornadas de trabalho, controle de ponto e escalas obrigatórias, temas que seguem em pauta devido às críticas constantes sobre a escala 6×1, adotada na maioria dos supermercados.

Mas afinal, o que essa lei estabelece e como ela impacta o setor? O TV Foco reuniu todas as informações à seguir, com base no portal pontotel.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que vale em 2025?

A legislação atual mantém restrições rigorosas sobre as escalas de trabalho, exigindo que os empregadores garantam descanso adequado aos funcionários e cumpram exigências de jornada.

Porém, o modelo 6×1, no qual o trabalhador atua por seis dias antes de ter um dia de folga, tem sido amplamente criticado por sindicatos e trabalhadores, que defendem um regime mais equilibrado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proibição que atinge os supermercados em cheio

O Assaí Atacadista é o 2º maior supermercado do Brasil, atrás apenas do Grupo Carrefour, que controla o Atacadão (Foto: Divulgação)

Uma das maiores preocupações da legislação vigente está no controle da jornada de trabalho e a obrigatoriedade do descanso aos domingos.

Segundo as regras atuais, funcionários de supermercados não podem ser escalados para trabalhar todos os domingos, sendo obrigatório garantir pelo menos um domingo de folga por mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, não é permitido que os funcionários trabalhem longas jornadas sem intervalos adequados, o que precisa ser rigorosamente seguido.

Proibições que os supermercados devem seguir:

Controle de jornada e fiscalização mais rígida

Carrefour / Atacadão – Montagem: TVFOCO

Aliás, além da escala de trabalho, os supermercados devem seguir regras rigorosas para evitar abusos na jornada e garantir o pagamento correto de horas extras.

Em resumo, o descumprimento dessas normas pode resultar em multas severas e sanções trabalhistas. Regras principais sobre jornada de trabalho:

Considerações finais

Em primeiro lugar, vale ressaltar que a legislação trabalhista que rege os supermercados não é nova, mas segue impactando o setor em 2025, principalmente quanto as suas proibições:

Em resumo, os principais impactos da proibição são:

Por fim, com as novas fiscalizações e possíveis revisões nas regras, redes como Assaí, Carrefour e Extra precisam se preparar para a possibilidade de reorganizar suas escalas e operações.

Além disso, confira: “224 lojas fechadas: O fim de rede de supermercados após 41 anos”

Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: Ionara.santana@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile