CONCORRÊNCIA

Debandada no Assaí e no Atacadão: Novo gigante toma 15 lojas e chega em SP assustando rivais com 91 bilhões

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Atacadão e Assaí estão preocupados com a perda de clientes (Foto: Reprodução/ Internet)

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Assaí e Atacadão sofrem com a chegada de novo concorrente em SP

Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que o setor de atacarejo é um dos mais disputados do país. Em São Paulo, por exemplo, a movimentação de dinheiro chega a casa de R$ 91 bilhões. Entretanto, um novo concorrente tem causando uma debandada de clientes do Assaí e do Atacadão.

De acordo com informações do portal Diário do Comércio, quem chegou para chacoalhar o mercado paulista foi o Grupo Muffato, a maior rede varejista do Paraná, que adquiriu, no início de 2023, 16 lojas do Grupo Makro Brasil no Estado de SP. A empresa reabriu as 15 lojas (antes Makro) com a bandeira Max.

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Atualmente, essa bandeira, possui 50 lojas em São Paulo e no Paraná. Segundo o portal, o grupo paranaense, controlado pela família Muffato, tem ganhado rápida participação no mercado de atacarejo paulista a ponto de já exigir ações da concorrência, como Assaí, Atacadão e outras empresas assustadas.

Atacadão e Assaí estão preocupados com a perda de clientes (Foto: Reprodução/ Internet)

Para se ter uma dimensão, em janeiro de 2023, as 16 lojas do Makro, mais as lojas já em operação do Max, tinham 3,77% de participação do mercado paulista, de acordo com estimativa da Varejo 360 Inteligência e Pesquisa de Mercado. Entretanto, esse número subiu ainda mais com a mudança de bandeira.

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Quanto a concorrência já perdeu de mercado?

Em dezembro de 2023, já com a bandeira Max, 13 lojas participavam com 4,13% do mercado, número que subiu para 4,94% em janeiro deste ano, com 15 lojas reabertas. Quem acabou perdendo mercado no setor foi o Assaí e Atacadão, com 104 lojas cada, que, juntas, tinham, em dezembro de 2023, 64% de participação das vendas.

Atualmente, esse número reduziu para 62%. “Um aumento de participação de mercado de 3% para 4% parece pouco, mas não é”, afirma Fernando Faro, fundador e COO da Varejo 360. Segundo ele, cada 1% de perda ou ganho de participação no mercado paulista, representa perda ou ganho de R$ 908 milhões em vendas em um ano.

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Grupo Muffato reabriu as 15 lojas, antes Makro, com a bandeira Max (Foto: Reprodução/ Internet)

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Vale lembrar que a Varejo 360 estima a participação das redes no Estado por meio de cupons fiscais de compras compartilhados por consumidores, que são remunerados por isso. Diante dessa nova concorrência, o Assaí e o Atacadão estão mega preocupados com a atual situação, visto que foram os que mais perderam clientes.

 

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br

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