Assaí e Atacadão sofrem com a chegada de novo concorrente em SP
Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que o setor de atacarejo é um dos mais disputados do país. Em São Paulo, por exemplo, a movimentação de dinheiro chega a casa de R$ 91 bilhões. Entretanto, um novo concorrente tem causando uma debandada de clientes do Assaí e do Atacadão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal Diário do Comércio, quem chegou para chacoalhar o mercado paulista foi o Grupo Muffato, a maior rede varejista do Paraná, que adquiriu, no início de 2023, 16 lojas do Grupo Makro Brasil no Estado de SP. A empresa reabriu as 15 lojas (antes Makro) com a bandeira Max.
Atualmente, essa bandeira, possui 50 lojas em São Paulo e no Paraná. Segundo o portal, o grupo paranaense, controlado pela família Muffato, tem ganhado rápida participação no mercado de atacarejo paulista a ponto de já exigir ações da concorrência, como Assaí, Atacadão e outras empresas assustadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para se ter uma dimensão, em janeiro de 2023, as 16 lojas do Makro, mais as lojas já em operação do Max, tinham 3,77% de participação do mercado paulista, de acordo com estimativa da Varejo 360 Inteligência e Pesquisa de Mercado. Entretanto, esse número subiu ainda mais com a mudança de bandeira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quanto a concorrência já perdeu de mercado?
Em dezembro de 2023, já com a bandeira Max, 13 lojas participavam com 4,13% do mercado, número que subiu para 4,94% em janeiro deste ano, com 15 lojas reabertas. Quem acabou perdendo mercado no setor foi o Assaí e Atacadão, com 104 lojas cada, que, juntas, tinham, em dezembro de 2023, 64% de participação das vendas.
Atualmente, esse número reduziu para 62%. “Um aumento de participação de mercado de 3% para 4% parece pouco, mas não é”, afirma Fernando Faro, fundador e COO da Varejo 360. Segundo ele, cada 1% de perda ou ganho de participação no mercado paulista, representa perda ou ganho de R$ 908 milhões em vendas em um ano.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que a Varejo 360 estima a participação das redes no Estado por meio de cupons fiscais de compras compartilhados por consumidores, que são remunerados por isso. Diante dessa nova concorrência, o Assaí e o Atacadão estão mega preocupados com a atual situação, visto que foram os que mais perderam clientes.