BOMBA!
Debandada no Assaí e no Atacadão: Novo gigante toma 15 lojas e chega em SP assustando rivais com 91 bilhões
03/09/2024 às 22h54
Assaí e Atacadão sentiram a perda de clientes com a chegada de um novo gigante em São Paulo. O grupo chegou com tudo, chacoalhando o mercado paulista após comprar diversas lojas
O mercado varejista é um dos mais rentáveis atualmente. Além disso, o setor de atacarejo é um dos mais disputados do país. Em São Paulo, por exemplo, a movimentação de dinheiro chega a casa de R$ 91 bilhões. Entretanto, um novo concorrente que chegou tomando 15 lojas no estado tem causado uma debandada de clientes do Assaí e do Atacadão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal ‘Diário do Comércio’, quem chegou para desequilibrar o mercado paulista foi o Grupo Muffato, a maior rede varejista do Paraná, que adquiriu, no início de 2023, 16 lojas do Grupo Makro Brasil no Estado de São Paulo. A empresa reabriu as 15 lojas (antes Makro) com a bandeira Max Atacadista.
Fundado em 1974, no Paraná, o Muffato se tornou hoje uma das principais redes de supermercados. Conforme o portal ‘SA Mais Varejo’, essa é a empresa do ramo com maior faturamento do estado sulista. Atualmente, a bandeira Max, pertencente ao grupo, possui cerca de 50 lojas em São Paulo e no Paraná.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações do portal ‘SA Mais Varejo’ dão conta de que, o grupo paranaense, controlado pela família Muffato, tem ganhado rápida participação no mercado de atacarejo paulista a ponto de já exigir ações da concorrência, como Assaí, Atacadão e outras empresas assustadas e conquistando os seus clientes.
Quanto a concorrência já perdeu de mercado?
Vale dizer que, o crescimento da rede é estrondoso. Em janeiro do ano passado, as 16 lojas do Makro, mais as lojas já em operação do Max, tinham 3,77% de participação do mercado paulista, segundo estimativa da Varejo 360 Inteligência e Pesquisa de Mercado. Entretanto, esse número subiu ainda mais com a mudança de bandeira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já em dezembro de 2023, já com a bandeira Max, 13 lojas participavam com 4,13% do mercado, número que subiu para 4,94% em janeiro deste ano, com 15 lojas reabertas. Quem perdeu mercado foi o Assaí e Atacadão, com 104 lojas cada. Em dezembro de 2023, as redes tinham 64% de participação das vendas.
Esse número reduziu para 62%. “Um aumento de participação de mercado de 3% para 4% parece pouco, mas não é”, afirma Fernando Faro, fundador e COO da Varejo 360. Cada 1% de perda ou ganho de participação no mercado paulista, representa perda ou ganho de R$ 908 milhões em vendas em um ano.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei em vigor traz folga ao bolso dos idosos 60+ e garante isenção a milhões de CPFs
● Salário mínimo com valor MAIOR do que o esperado e + 1 extra: Trabalhadores soltam fogos com 2 viradas em 2025
● Adeus: O fim de serviço popular da 99 no Brasil após não suportar concorrência com gigante dos apps
A Varejo 360 estima a participação das redes no Estado por meio de cupons fiscais de compras compartilhados por consumidores. Diante dessa nova concorrência, o Assaí e o Atacadão estão mega preocupados com a atual situação, visto que foram os que mais perderam clientes para a concorrência.
Quem são os donos do supermercado Muffato?
O Grupo Muffato é propriedade dos filhos de Tito Muffato, Ederson, Everton e Eduardo, que assumiram a gestão dos negócios após a morte do pai em um acidente aéreo em 1996. Os três irmãos optaram por uma gestão conjunta dos negócios, sem substituir a posição do pai. O Grupo Muffato opera com as bandeiras Super Muffato, no varejo, e Max Atacadista, no atacarejo.
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.