EITA

Assaí e Atacadão em desespero: Novo gigante toma 15 lojas e chega em SP assustando rivais

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Assaí / Logo Atacadão - Montagem TVFOCO

Assaí e Atacadão estão sofrendo debandada com a chegada de um novo gigante

O setor de varejo é um dos grandes responsáveis por movimentar a economia em todo o Brasil. Isso porque temos grandes redes, principalmente, no setor de alimentos, como o Assaí e o Atacadão. Entretanto, um novo concorrente chegou em SP e vem provocando uma debandada de clientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo informações do portal Diário do Comércio, quem chegou para chacoalhar o mercado paulista foi o Grupo Muffato, a maior rede varejista do Paraná, que adquiriu, no início de 2023, 16 lojas do Grupo Makro Brasil no Estado de SP. A empresa reabriu as 15 lojas (antes Makro) com a bandeira Max.

Assaí Atacadista e Atacadão ganahram um novo rival em SP (Foto: Reprodução/ Internet)

Para quem não sabe, essa bandeira possui 50 lojas em São Paulo e no Paraná. Segundo o portal, o grupo paranaense, controlado pela família Muffato, tem ganhado rápida participação no mercado de atacarejo paulista a ponto de já exigir ações da concorrência, como Assaí, Atacadão e outras empresas assustadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O crescimento é perceptível. Em janeiro de 2023, as 16 lojas do Makro, mais as lojas já em operação do Max, tinham 3,77% de participação do mercado paulista, segundo estimativa da Varejo 360 Inteligência e Pesquisa de Mercado. Entretanto, esse número subiu ainda mais com a mudança de bandeira.

Max Atacadista (Foto: Reprodução Internet)

Em dezembro de 2023, já com a bandeira Max, 13 lojas participavam com 4,13% do mercado, número que subiu para 4,94% em janeiro deste ano, com 15 lojas reabertas. Quem perdeu mercado foi o Assaí e Atacadão, com 104 lojas cada. Em dezembro de 2023, as redes tinham 64% de participação das vendas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse número reduziu para 62%. “Um aumento de participação de mercado de 3% para 4% parece pouco, mas não é”, afirma Fernando Faro, fundador e COO da Varejo 360. Cada 1% de perda ou ganho de participação no mercado paulista, representa perda ou ganho de R$ 908 milhões em vendas em um ano.

Max Atacadista (Foto: Reprodução / Internet)

A Varejo 360 estima a participação das redes no Estado por meio de cupons fiscais de compras compartilhados por consumidores. Diante dessa nova concorrência, o Assaí e o Atacadão estão mega preocupados com a atual situação, visto que foram os que mais perderam clientes para a concorrência.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual a maior varejista do Brasil?

Segundo informações da Forbes, o Carrefour é a principal empresa de varejo no Brasil, tendo registrado um faturamento de R$ 108 bilhões no ano de 2022, de acordo com um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Sair da versão mobile