FIM DE UMA ERA!

Assaí em festa: O fim em 2 redes de mercados muito amadas, com 343 lojas lacradas, calote e falência decretada

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Mercado e Assaí (Fotos: Reproduções / Canva / Internet)

Assaí e outros rivais acabam beneficiados com fechamento de unidades de mercados

Diariamente, os brasileiros precisam ir até os mercados para realizarem as compras essenciais. Mas, desde o ano passado, inúmeros clientes foram pegos de surpresa com o fim de uma era em duas gigantes. Enquanto os consumidores ficaram entristecidos, o Assaí entrou em festa, uma vez que acabou ganhando mais espaço no mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira, 14, iremos recordar o fechamento de um gigante, que ocorreu no ano de 2023, e o fim de uma era em outra rede com 343 lojas lacradas.

No dia 14 de maio deste ano, o grupo espanhol de supermercados Dia anunciou o fechamento de 343 lojas e 3 centros de distribuição no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do G1, a rede rival do Assaí só ficará com as unidades em São Paulo, ao todo são 244 unidades.

A companhia revelou que a medida ocorreu após resultados negativos e a importância de focar em seus principais mercados.

A rede Dia conta com inúmeras lojas espalhadas pela Argentina, Brasil e Espanha.

“Dessa forma, o grupo ajusta seu escopo no país para concentrar seus negócios na região de São Paulo, onde o negócio tem uma maior rentabilidade e a concentração de lojas permite capitalizar a rede logística e a redução de custos”, disse o diretor financeiro Guillaume Marie Didier.

LEIA TAMBÉM!

A decisão foi tomada como parte da reestruturação da sua subsidiária brasileira, disse a empresa, que abriu sua primeira loja no país em 2001.

Além disso, em fevereiro, a rival do Assaí reduziu seu prejuízo líquido anual para 30 milhões de euros, ante prejuízo de 124 milhões de euros em 2022.

Supermercado Dia (Foto: Reprodução / Internet)

COMPRA

No dia 31 de março, a rede espanhola Dia fechou um acordo para a venda de 100% do capital do Dia Brasil.

De acordo com informações do G1, a operação será vendida para um cliente da gestora MAM Asset Management, do Banco Master.

No entanto, ainda não há informações do que acontecerá com as unidades da rede em São Paulo.

“O Grupo Dia se compromete perante a MAM Asset Management a realizar um aporte em benefício do Dia Brasil no valor de 39 milhões de euros [mais de R$ 220 milhões]”, disse a companhia, em nota.

Além disso, o grupo reforçou que a efetivação da operação está condicionada à obtenção pelo Grupo Dia da autorização das entidades financeiras do sindicato de bancos.

OUTRA RIVAL

No dia 04 de julho de 2023, o Supermercado Cascalinho teve a sua falência decretada pela 4ª Vara Cível de Rondonópolis.

De acordo com o portal Folha Max, a empresa estava em um processo de recuperação judicial desde o ano de 2019.

A rival do Assaí contava com dívidas de cerca de R$ 2,8 milhões. Em 2023, a empresa iniciou a colocar em prática o plano de recuperação, porém os credores denunciaram que ele não vinha sendo seguido.

Pouco tempo depois, o Supermercado Cascalinho pediu para que a Justiça convocasse a recuperação em sua falência.

A empresa alegou que a concorrência prejudicou o faturamento, assim como a inadimplência dos clientes.

Os fechamentos dos mercados pegaram o público de surpresa. Mas, para os rivais, a notícia é boa devido ao aumento do espaço no mercado, que é muito concorrido no país.

Mulher triste e mercado (Foto: Reprodução / Freepik. Canva)

Como é a entrevista no Assaí?

O Assaí tornou-se uma das maiores varejistas do país. Desse modo, muitos profissionais buscam trabalhar na empresa.

Uma das perguntas mais frequentes é como é a entrevista do Assaí. De acordo com o portal Glassdoor, o processo é simples.

O processo seletivo conta com uma entrevista online com perguntas de português básico, seguida de entrevista via video com gestor.

Assaí – Foto: Internet

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: giovana.misson@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile