O assunto do momento na mídia mexicana é Yalitza Aparicio. Antes desconhecida, a atriz de origem indígena ganhou destaque no filme Roma e acabou surpreendendo muita gente ao receber uma indicação ao Oscar 2019 — que será realizado neste domingo (24) — , concorrendo ao lado de grandes estrelas como Lady Gaga e Glenn Close.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, o desempenho de Yalitza não parece ser unanimidade em seu país. O ator Sergio Goyri, por exemplo, foi flagrado detonando a atuação da jovem no longa, mas acabou ultrapassando os limites. O veterano aparece em um vídeo com amigos, compartilhado acidentalmente nas redes sociais pela sua própria esposa, Lupita Arreola, insultando Yalitza. “Vão nomear uma ‘pinche índia’ que diz [no filme] apenas ‘sim senhor’, ‘não senhora'”, disparou o ator.
O vídeo com o comentário de Goyri gerou revolta nas redes sociais e na mídia mexicana, que acusa o ator de racismo, principalmente por usar o termo “pinche”, que pode se referir a uma criada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ator tem mais de 40 anos de carreira na televisão, tendo participado de novelas como Rubi, Sou Tua Dona e Coração Indomável, mas após o episódio, poderá ter sua carreira destruída. O site TVNotas, por exemplo, especula que Goyri pode ir parar na geladeira ou até ser demitido pela sua atual emissora, a Telemundo, após o ocorrido.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Bonner, Renata e Tralli: Vaza salário de 3 âncoras da Globo e verdadeiro abismo entre eles gera tensão
● “Ocultos”: Carta psicografada de Tom Veiga, o Louro José, traz situação do espírito e recado à Ana Maria
● Maravilhosa e 24 anos mais jovem: Essa é a esposa novinha com quem Serginho Groismann vive relação discreta
Nas redes sociais, o ator chegou a publicar um vídeo com um pedido de desculpas a Yalitza. “Estou aqui dando a cara a tapa e assumindo a responsabilidade pelos comentários totalmente infelizes da minha parte. Gostaria de dizer que nunca tive a intenção de ofender alguém. Peço enormes desculpas a Yalitza, que merece isso [o sucesso] e muito mais”, declarou. “Para mim é uma honra que um mexicano seja indicado ao Oscar. Eu estava comentando sobre outras coisas, e acabei falando aquilo no calor da discussão. Porém, não tenho o direito de ofender alguém, então peço desculpas a todos que se sentiram ofendidos com o meu comentário. Acho que tudo que foi feito com esse filme [Roma] é louvável e estou orgulhoso dele. Peço desculpas a todos, estou muito envergonhado”, completou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Yalitza, que diante de todo o sucesso já desperta o interesse de grandes redes mexicanas, como a Televisa, também se pronunciou sobre a polêmica com Goyri. “Tenho orgulho de ser uma indígena de Oaxaca [estado mexicano] e lamento que haja pessoas que não saibam o significado de algumas palavras”, declarou a atriz em um comunicado divulgado pelo site Milenio Noticias.
Confira o vídeo com o insulto de Goyri a Yalitza, e logo abaixo, o seu pedido de desculpas pelo ocorrido: