O Grupo proprietário do Atacadão surpreendeu milhares de brasileiros ao cravar anuncio com fim de serviço crucial em mais de 100 unidades presentes em 3 estados
O mercado varejista é um dos mais rentáveis no Brasil. Composto por diversas empresas gigantescas e em vários segmentos, hoje falaremos sobre um grupo em especial. Você sabia que o Atacadão, uma das maiores redes de atacarejo do país, pertence ao Grupo Carrefour? Pois bem, o gigante pertence a marca francesa e uma notícia impactante chegou aos brasileiros.
Hoje falaremos sobre a confirmação do dono do Atacadão, ou seja, o Carrefour, sobre o fim de serviço crucial em 129 unidades em 3 estados e uma grande virada com o maior rival das redes, o Assaí. Como mencionamos anteriormente, o mercado do varejo é imenso, no entanto, segue sendo extremamente competitivo, e esses 3 gigantes citados, estão no pódio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que, após o Grupo Carrefour anunciar a compra do Grupo Big por R$ 7 bilhões, em 2021, houve a integração terminando em 2023, com a conversão de 129 hipermercados Big em lojas com a bandeira Atacadão, segundo as informações do portal ‘Metrópoles’. Sendo assim, o fim de serviço citado é sobre a saída do Big do mercado e a consolidação ainda maior da rede de atacarejo.
Conversões e adeus em 3 estados
Segundo Eric Alencar, Diretor Vice-Presidente de Fianças e de Relações com Investidores, do Carrefour Brasil, a ansiedade era imensa durante a época das conversões e que só queriam ver logo os resultados. “Internamente, tinha hora que a gente não sabia se a gente era comerciante ou engenheiro civil, porque só queria saber das conversões (de lojas), das obras”, relatou, segundo o Estadão.
Além das conversões, outro ponto de atenção foi o fechamento de unidades problemáticas. Após uma revisão dos ativos, o Carrefour Brasil bateu o martelo e vendeu ou fechou 123 pontos de venda estruturalmente não rentáveis, sendo 16 hipermercados, 94 unidades ‘Todo Dia’ e 13 pontos ‘Nacional’ e ‘Bom Preço’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal ‘Diário do Nordeste’, o mesmo ocorreu em Fortaleza. As informações dão conta de que a bandeira Carrefour deixou o Ceará no começo deste ano de 2024. As lojas da Maraponga e Fátima da cidade, acabaram sendo convertidas em Atacadão. Por sua vez, a unidade da Washington Soares, também na Capital, acabou sendo transformada em Sam’s Club.
Vale destacar que, o movimento de conversões de unidades do Grupo Carrefour na bandeira do Atacadão, atingiu 3 grandes estados brasileiros, sendo: o Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Melhor que o 14º salário: Caixa faz liberação salvadora acima de R$1400 para salvar CLTs em novembro
● Contagem regressiva: Clientes Nubank têm menos de 2 meses para usar serviço popular que chegará ao fim
● Mudanças no Vale-Alimentação e Vale-Refeição por lei gera tensão em trabalhadores com proibição severa
Quantas unidades do Atacadão tem no Brasil?
Segundo o próprio Atacadão, a rede possui mais de 350 lojas espalhadas de norte a sul do país. Segundo o portal do atacarejo, o gigante conta com mais de 70 mil pessoas treinadas e capacitadas para oferecer a melhor experiência de compras aos clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme a Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), o Atacadão foi, em geral, a rede mais barata encontrada em Belém, Salvador e Porto Alegre. No Rio de janeiro, a rede Atacadão foi a mais barata para a primeira cesta e a Assaí foi a mais barata para a segunda.