ADEUS
Atacadão em festa: O fim de 2 supermercados no Brasil em meio a falência, dívidas e crise financeira
17/03/2024 às 12h19
2 rivais do Atacadão fecharam as portas no Brasil; um deles foi a falência
Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de situações podem levar ao fim de uma grande empresa. Dessa vez, por exemplo, falaremos da falência de duas grandes redes rivais do Atacadão e Carrefour. A notícia deixou essas marcas extremamente felizes, pois ficaram com mais clientes para conquistar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As duas redes de supermercados em questão estavam atravessando um momento delicado em função da economia do Brasil e decidiram fechar as portas. Logo de cara, citaremos a situação da Makro. Em abril de 2023, o grupo deu início a venda das lojas que possuía no Brasil. A empresa de origem holandesa já foi referência como atacadista, mas não resistiu às mudanças no setor.
Assim sendo, segundo informações do portal UOL, eles venderam parte de suas lojas para a rede paranaense Muffato. Dessa forma, ainda no ano passado, a rival do Atacadão confirmou que estava encerrando em definitivo suas atividades no Brasil e iria se concentrar apenas em outros países. Na ocasião, o grupo também tinha deixado de lado os negócios na Ásia e África.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual outra rede de supermercados fechou as portas no Brasil?
Além da Makro, outro supermercado que fechou as portas no Brasil foi o Gonçalves. Segundo informações de 2021 do G1, a história da rede rival do Atacadão começou em 1990 na rua Guanabara, em Porto Velho. Nos anos seguintes, eles conseguiram se expandir mais e mais. Entretanto, em 2016 surpreenderam ao entrar na Justiça com um pedido de recuperação judicial.
No entanto, a tentativa de remediação não foi bem sucedida e em julho de 2019 a Justiça decretou a falência do grupo Supermercado Gonçalves, rival do Atacadão. Todos os bens foram leiloados ao decorrer de três chamadas. Lojas, imóveis, terrenos e veículos faziam parte do patrimônio do grupo. Ao todo, foi arrecadado um montante de R$ 71 milhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]