100 kg de comida no lixo e até baratas: Anvisa interditou restaurantes tradicionais
A segurança alimentar ganha destaque com recentes ações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e das autoridades de saúde em diferentes regiões do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A preocupação com a higiene em estabelecimentos de alimentação é fundamental para prevenir riscos à saúde pública. Por isso, é indispensável que a população esteja ciente das ações tomadas pelo órgão regulador.
De um Aeroporto Internacional em Campinas, até um restaurante na zona norte do Rio de Janeiro, a Anvisa e a Vigilância Sanitária tomaram medidas drásticas para garantir a segurança dos consumidores em interdições que chamaram atenção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Anvisa fecha restaurantes em praça de alimentação
Na movimentada praça de alimentação do Aeroporto Internacional de Viracopos, a Anvisa identificou condições inadequadas de higiene em quatro restaurantes renomados: Triviali, Spoleto, Premium Pub e Piazza Focacceria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A presença de baratas nos estabelecimentos levou à interdição imediata no final do ano passado, visando proteger a saúde dos consumidores. A administração do aeroporto, também deverá prestar esclarecimentos.
Apesar de ser um problema relativamente comum, baratas podem trazer riscos à saúde e a Anvisa destacou que os restaurantes só poderão retomar suas operações após comprovarem a total eliminação da infestação, revelou o G1.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2022, o terminal recebeu fluxo de 14 milhões de pessoas, ressaltando a importância da vigilância sanitária em locais de grande circulação
Denúncia anônima fecha restaurante no Rio
Outro caso que chamou atenção foi a interdição de um restaurante no Rio de Janeiro, após uma denúncia anônima desencadear na paralisação do estabelecimento no bairro Cachambi, zona norte da cidade.
As equipes de Vigilância Sanitária e Polícia Civil, ao investigarem a denúncia, se depararam com condições alarmantes de manipulação e fabricação de alimentos em situação precária, informou o noticias.r7.
A inspeção revelou cerca de 100 kg de produtos impróprios para o consumo, que foram posteriormente descartados. A gerente do estabelecimento foi presa em flagrante por crime contra as relações de consumo.
Onde a Anvisa atua?
A Anvisa atua em diversas áreas que incluem regulamentar e fiscalizar alimentos, medicamentos, produtos de higiene, vacinas, serviços de saúde, controle sanitário em portos e fronteiras, cosméticos, produtos derivados do tabaco, entre outros.
O objetivo é assegurar que os produtos e serviços estejam em conformidade com padrões sanitários rigorosos, promovendo a saúde pública no país.