Tudo sobre o alerta do Bilhete Único que chega à lista de CPFs em SP para garantir ISENÇÃO
O Bilhete Único, antes de mais nada, permite a utilização no metrô, trens metropolitanos e ônibus urbanos da cidade de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. Ou seja, em suma, o Bilhete Único é um cartão de crédito pré-pago para o transporte coletivo.
Você pode inserir o valor que desejar e ao embarcar em um ônibus ou van basta passar o cartão no validador que automaticamente a passagem será debitada e a catraca será liberada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo usado diariamente por milhões de brasileiros, é importante que todos saibam sobre o alerta do Bilhete Único que chega à lista de CPFs em SP. O comunicado vem para garantir isenção em metrôs em 2025, caindo como um verdadeiro presente.
Isenção em metrôs em 2025
De acordo com informações do portal ABC do ABC, os estudantes podem solicitar a segunda via do cartão do Bilhete Único até 20 de dezembro.
A SPTrans informa que estudantes têm até o dia 20 de dezembro para solicitar a segunda via do Bilhete Único de Estudante ainda em 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os interessados podem solicitar o benefício e acompanhar o pedido pelo site sptrans.dne.com.br .
É importante destacar que a solicitação do Bilhete Único de Estudante no final do ano letivo de 2024 não isenta o aluno do pagamento da revalidação para ter direito ao benefício no ano de 2025.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tarcísio ciente: Fim vital de 29 lojas do Carrefour em SP é confirmado e substituto chega voando em 2025
● Multa de quase R$6000 e perda da CNH: Lei de trânsito traz 2 punições máximas a motoristas por 1 atitude
● Mudança na idade mínima e tempo de contribuição: Nova lei trabalhista traz 2 viradas em aposentadoria do INSS
Contudo, estudantes baixa renda que atendam aos requisitos tem direito à tarifa zero. Ou seja, não pagam nada, enquanto os demais, tem direito ao pagamento de 50% da passagem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entenda
De acordo com informações do portal Mobilize, estudantes, idosos e pessoas com deficiência, e ainda algumas categorias especiais de trabalhadores têm garantido por lei.
Assim, em síntese, a gratuidade (ou a meia tarifa) para estudantes, idosos, policiais, deficientes, gestantes, carteiros. Além disso, em algumas categorias especiais é assegurada desde a Constituição de 1988 e pelo Estatuto do Idoso de 2003.
Contudo, salientamos ainda que há especificidades quanto à extensão do benefício nas legislações dos vários municípios. Assim, a idade mínima para entrar no ônibus sem pagar pode variar entre 60 e 65 anos.
Benefício para os estudantes
Em síntese, no que diz respeito aos estudantes, já existem legislações que concedem a gratuidade no transporte, como na Grande São Paulo e Rio de Janeiro.
Meia-tarifa: Estudantes: têm direito ao meio-passe estudantil (50% da tarifa) alunos beneficiários de programas sociais, matriculados no ensino médio ou no EJA (Educação de Jovens Adultos).
Como emitir o Bilhete Único?
O Bilhete Único é um sistema de bilhetagem eletrônica que unifica em apenas um sistema, toda a bilhetagem dos meios de transportes, gerando assim benefícios aos seus usuários.
Assim, para adquirir um BilheteÚnico o interessado deve preencher o cadastro diretamente em nosso site e se dirigir a um posto de atendimento para emissão do seu cartão.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DE TODAS AS NOTÍCIAS A RESPEITO DO BILHETE ÚNICO.