Fique por dentro das novidades envolvendo o FGTS
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um dos direitos trabalhistas mais importantes para os brasileiros, garantindo segurança financeira em momentos cruciais da vida.
Nesse contexto, é com grande expectativa que a população aguarda as últimas novidades sobre o pagamento de até R$ 10 mil para alguns trabalhadores, que deve beneficiar muitos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Correção do fundo de garantia
O FGTS, que já é essencial para os trabalhadores, pode se tornar ainda mais vantajoso com a correção de seu índice de reajuste. O STF agendou o julgamento da ação que debate o índice de correção a ser aplicado nas contas do FGTS para o dia 18 de outubro.
A ação, apresentada pelo partido Solidariedade em 2014, questiona o modelo de reajuste do FGTS que se baseia na Taxa Referencial (TR). A TR, criada na década de 1990, é atualmente usada como referência em algumas aplicações financeiras.
De acordo com as regras atuais, o fundo tem um rendimento igual à TR mais 3% ao ano. No entanto, a TR tem se mantido em níveis muito baixos nos últimos anos, o que levanta preocupações quanto à perda de poder de compra do FGTS em comparação a outros investimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esperanças em favor da remuneração
Até o momento, dois ministros do STF, Luís Roberto Barroso, relator, e André Mendonça, votaram a favor de estabelecer que a remuneração do FGTS não pode ser inferior à da caderneta de poupança.
Essa decisão poderia beneficiar significativamente os trabalhadores e garantir uma rentabilidade mais justa para o dinheiro depositado no fundo de garantia.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central em alerta: Comunicado emergencial do cartão de crédito atinge clientes do Nubank, Santander e mais
● Substituta de Tralli para Jornal Hoje e crava FIM de banco tão grande quanto Santander
● Banco Central emite comunicado e convoca quem tem poupança na Caixa, BB, Itaú e + para alerta severo
A expectativa é que, após o julgamento do STF em outubro, os trabalhadores possam desfrutar de um valor corrigido de acordo com critérios mais vantajosos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é o FGTS?
O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um benefício trabalhista no Brasil. Os empregadores depositam mensalmente 8% do salário do trabalhador em uma conta vinculada.
O trabalhador pode sacar o dinheiro em situações como demissão sem justa causa, compra de casa própria ou aposentadoria. Os recursos também são usados para financiar habitação e programas sociais.