No Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Anvisa emitiu um comunicado urgente aos brasileiros sobre a doença nas redes sociais
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) fez uma publicação importante sobre a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), nesta sexta-feira (1). A agência fez um apelo em pleno Dia Mundial de Luta contra a Aids.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No post, realizado no Instagram, o aviso reforça a importância da prevenção e da solidariedade às pessoas que lutam contra a doença. A publicação também tem o incentivo de informar sobre a doença e sobre diferenciá-la de viver com o HIV.
“A Aids é uma doença infecciosa, transmitida pelo HIV. Na primeira fase, ocorre a incubação do vírus. Os primeiros sinais são parecidos com os de uma gripe e costumam passar despercebidos. A fase seguinte é marcada pelas rápidas mutações do vírus em interação com as células de defesa do organismo”, diz o texto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Esse período pode durar anos e é assintomático. Com o ataque cada vez mais frequente, as células de defesa perdem a eficiência até serem destruídas. O organismo, então, fica enfraquecido e vulnerável a infecções comuns, chegando-se ao estágio mais avançado da doença”, continua.
COMO OCORRE A INFECÇÃO
Além disso, o post da Anvisa informa que pessoas soropositivas, que têm ou não Aids, podem transmitir o vírus por meio de relações sexuais desprotegidas, do compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho, durante a gravidez e a amamentação.
Por outro lado, a agência explicou que os medicamentos antirretrovirais atuam para impedir a multiplicação do HIV no organismo. A importância de usar os medicamentos é essencial para evitar o enfraquecimento do sistema imunológico, seu uso regular é fundamental.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO CONSEGUIR OS MEDICAMENTOS PARA HIV/AIDS?
O SUS distribui, de forma gratuita, medicamentos para HIV/Aids.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE