Atenção aos motoristas e entregadores: Nova lei acaba de chegar
Os motoristas e principalmente os entregadores de aplicativos precisam ficar atentos com a nova lei que acaba de chegar e as empresas já estão sendo comunicadas, e você precisa saber.
O trabalho realizado por essas pessoas requer uma grande carga horária e estão sujeitos a enfrentar alguns problemas inesperados, como acidentes, assaltos ou problemas mecânicos com seus veículos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante de toda essa situação, o senador Jorge Kajuru, do partido Podemos, em Goiás, está levando para o Senado Federal um Projeto de Lei (PL 1.615/2022), que propõe regularizar o serviço de entregas e mercadorias e o transporte realizado pelos aplicativos.
Com isso, a ideia é profissionalizar o trabalho, gerando uma maior segurança econômica e social para todos os trabalhadores, além das empresas precisarem agir em uma gestão de maior transparência com todos.

Os motoristas de aplicativo aguardam uma estabilidade no serviço (Reprodução: Internet)
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Ratinho Jr. ciente: Nova lei da CNH é anunciada no Paraná e atinge motoristas 50+ com 2 sentenças em 2025
● Nada de só 8h por dia: Lei trabalhista em vigor em 2025 libera +48 minutos de trabalho aos CLTs
● Diamond Mall, Contagem e+: Fim dos shoppings como conhecemos chega em 2025 e gigantes de MG são atingidos
A Lei também prevê que a empresa contribua com a Previdência Social, com uma taxa limitada de descontos sobre o ganho dos motoristas, de 25%.
Para justificar esse projeto de lei, Jorge Kajuru informou que os motoristas e entregadores de aplicativos nunca sabem quanto vão ganhar pelo valor da corrida, causando uma insegurança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2022 a Lei 14.297/2022 entrou em vigor, já que os motoboys ficam muito vulneráveis a acidentes e assaltos quanto estão em carga horária de trabalho, e por conta disso, ela reforça as medidas de proteção para esses trabalhadores.
A lei prevê que as empresas responsáveis pelos aplicativos contratem seguro, sem franquia, cobrindo possíveis acidentes ocorridos durante o serviço, que é o deslocamento da retirada até a entrega do produto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os entregadores se sentem mais seguros em trabalhar com a lei em vigor (Reprodução: Internet)
Quando a Uber foi criada?
A Uber, o principal aplicativo de carona do mundo, foi criada em março de 2009 e hoje é um dos grandes sucessos.